Moradores aprovam a ampliação da UPA do Novo Horizonte
Atualizado em 29/08/2018 - 18:47
Entrega da UPA (unidade de pronto atendimento) do Novo Horizonte na região leste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 29-08-2018
A unidade de pronto atendimento recebeu melhorias para atender a ppopulação com mais conforto - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

Totalmente ampliada e reformada, a unidade de pronto atendimento do Novo Horizonte foi entregue nesta quarta-feira (29). Os pacientes aprovaram as melhorias, entre elas a divisão do atendimento em recepção adulta e pediátrica.

“Ficou muito boa essa ampliação, pois antes havia muito tumulto com uma única recepção”, disse a aposentada Rosa Maria da Silva Cruz, de 70 anos, que mora no Novo Horizonte e foi uma das primeiras a conhecer a nova UPA. Outra paciente que elogiou a reforma foi Cleuza de Fátima, 43 anos. “Para mim, o grande progresso foi a separação das recepções de adulto e criança, porque nós víamos que cada grupo tinha uma necessidade diferente de atendimento.”

Com 925 metros quadrados de área construída, a unidade passou a ter 3 consultórios adultos, 12 leitos de enfermaria (6 na ala masculina e 6 na feminina), 2 consultórios pediátricos e 3 leitos pediátricos. Também foram criados 1 leito de isolamento, 2 para pacientes atendidos na sala amarela, 2 para a vermelha, com classificação de risco, além de 5 leitos-poltronas para hidratação.

Até o final do ano passado, as unidades básica e de pronto atendimento dividiam o mesmo espaço físico. Com a transferência da UBS para o prédio onde funcionava a antiga Fundhas, no final do ano passado, a UPA passou a ocupar todo o imóvel, dobrando de tamanho e melhorando o conforto para a população.

A UPA do Novo Horizonte tem 32 mil pacientes cadastrados e realiza mais de 6 mil procedimentos de urgência e emergência por mês. São 27 bairros na área de abrangência. No total, trabalham na unidade 100 servidores, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pessoal administrativo.

Agora a UPA leva o nome do médico oftalmologista José Shinzato, falecido em 2015. Nascido em Campo Grande (MS), concluiu a faculdade de medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e chegou a São José dos Campos em 1973. A família dele esteve presente na cerimônia para receber a homenagem.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde