Festivale terá oficinas, palestras, rodas de conversa e filme
Atualizado em 29/08/2018 - 16:00
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Todas as oficinas do festival serão no Centro Cultural Clemente Gomes, no Parque da Cidade - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Além de espetáculos selecionados e convidados, a programação do 33º Festivale prevê a realização de oficinas, palestras, rodas de conversa e exibição de um filme de longa-metragem. Organizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o festival começa nesta quarta-feira (29) e se estende até o dia 9, em 23 diferentes espaços da cidade. Todas as atividades são gratuitas.

Para participar das oficinas que serão realizadas no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana, no Parque da Cidade), os interessados precisam se inscrever pelo site da Fundação Cultural, no formulário online. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

As palestras e rodas de conversa ocorrerão em vários locais, conforme a programação, com temas diversos, sem necessidade de inscrição. Da mesma forma, não é preciso retirar antecipadamente o ingresso para assistir o filme Trago Comigo, que será exibido no sábado (3), às 14h e às 19h, no Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005, Santana).

Oficinas 

A Personagem no Texto Teatral

  • Dias 1º e 2, às 14h

Com Maria Shu. A oficina propõe uma abordagem no estudo da escrita dramatúrgica, focado na construção de personagens livres de estereótipos – uma poética feminina e negra – e na composição de pequenos textos. Para isso, trechos de peças serão usados como exemplos, direcionando os participantes por caminhos mais cautelosos para a elaboração de uma dramaturgia.

Método Susuki – Treinamento para Artistas das Artes da Cena

  • Do dia 5 ao dia 9, às 14h

Com Fabiano Lodi. A oficina leva os participantes a entrar em contato com os elementos básicos da gramática de movimentos do método Suzuki, que consiste num rigoroso e disciplinado conjunto de exercícios físicos e vocais, em que energia, equilíbrio e respiração são constantemente revisitados e praticados no trabalho de presença cênica.

Modalidades de Arte Relacional

Dia 6, às 15h

Com Tânia Alice. A oficina propõe uma reflexão prática e teórica sobre as diferentes modalidades da arte relacional, a partir de uma abordagem crítica do conceito de estética relacional de Bourriaud, considerando o entendimento da linguagem da performance e da diferença entre relação e participação.


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo