Adolescentes aprendem e se divertem com peça teatral
Atualizado em 29/08/2018 - 18:59
Teatro é opção cultural para adolescentes da Fundhas
O grupo de alunos assistiu a apresentação do grupo Arteia, encenada na Biblioteca Municipal - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Fundhas

Gratidão e respeito foram as lições que adolescentes atendidos na sede da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) aprenderam de forma lúdica e divertida na tarde desta quarta-feira (29) com a peça Alquimistos, do grupo Arteia. A apresentação ocorreu na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, no Centro, e teve a presença de cerca de 70 estudantes de três instituições da cidade.

Valores como gratidão, amor, respeito e união dão a tônica da peça teatral, que motiva a plateia a ter autoconfiança. Na história, dois bruxos interagem com o público e mostram o encanto das boas atitudes por meio de poemas, músicas e brincadeiras.

Segundo a atriz Julie Centeno, a proximidade do palco com o público favorece a interação. "Com eles pertinho, conseguimos sentir as expressões e ter o olho no olho. Nossa peça fala muito sobre a lei da atração e os pensamentos positivos. Queremos passar a mensagem de que todos podem ser o que quiserem e atrair coisas boas para eles e para os outros.”

“Atividades assim são diferentes e importantes, pois podemos aprender muito, como, por exemplo, não julgar as pessoas pelas aparências e também refletir sobre nossos atos, que podem afetar o nosso futuro”, comentou a aluna Ingrid Ferreira dos Santos, de 13 anos, que assistiu a peça ao lado de 15 colegas e da professora.

Um deles, Mauro Ítalo do Carmo, de 14 anos, aprovou a experiência de sair da rotina. “A mensagem que ficou marcada para mim é a de que nós colhemos aquilo que plantamos. Vou levar isto para a vida. Acho a Fundhas importante porque por ela eu tenho acesso a teatro e cultura.”

Formado em 2016, o grupo Arteia atua em São José dos Campos. O núcleo de criação artística é mantido por recursos do Fundo Municipal de Cultura, gerido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que fomenta projetos de artistas, grupos, coletivos, instituições e empresas que atuam na área.