Time do Emprego é opção de qualificação no Pró-Trabalho
Atualizado em 28/08/2018 - 16:09
Time do emprego
O novo programa prepara os trabalhadores para a busca de oportunidades no mercado profissional - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos colocou à disposição dos bolsistas do Pró-Trabalho mais uma opção de qualificação. É o Time do Emprego, programa que tem como objetivo preparar os trabalhadores na busca do emprego compatível com os interesses, habilidades e qualificação profissional.

Desenvolvido durante 12 encontros (uma ou duas vezes por semana), o conteúdo do Time do Emprego tem duração de três horas. Durante as atividades, os participantes recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego. Também participam de simulações e dinâmicas em grupo e são incentivados a conhecer a si mesmos e descobrir as próprias habilidades e competências. Aprendem ainda a estabelecer metas de trabalho e de vida, para que tenham sucesso no mercado de trabalho.

Um dos participantes da primeira turma, Carlos Roberto Rosa, morador do Santa Cecília I (região leste), disse que a oportunidade no Pró-Trabalho veio no momento certo. "Estávamos passando por dificuldades lá em casa porque só eu trabalho, já que minha esposa precisa cuidar do nosso filho com necessidades especiais e da minha sogra também, que já está muito velhinha. Além de ter um trabalho, ter ainda a oportunidade de tirar as dúvidas e aprender um pouco mais nessa aula é maravilhoso e nos ajuda muito.”

Neste primeiro momento, que começou no dia 21 e segue até o final de outubro, 100 beneficiários desenvolvem serviços externos no Pró-Trabalho. Assim como os demais cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura, o Time do Emprego funciona em forma de rodízio entre os selecionados, que poderão participar do novo programa quando não estiverem em capacitação com os parceiros Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).