Programa UBS Resolve chega ao Santa Inês nesta quinta-feira
Atualizado em 28/08/2018 - 18:53
Ubs Resolve Santa Inês 2 em obras. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 28-08-2018
O novo conceito torna a unidade básica mais resolutiva, com coleta de exames todos os dias no local - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A UBS do Jardim Santa Inês, na região leste de São José dos Campos, é 16ª unidade básica de saúde a receber o programa UBS Resolve. Nesta quinta-feira (30), começa no local o atendimento à população dentro do novo conceito implantado pela Prefeitura.

Trabalham na unidade cinco médicos – 3 clínicos gerais, 1 pediatra, 1 ginecologista/obstetra –, 1 nutricionista e 3 dentistas, sendo 1 exclusivo para o programa Odontobebê, além de equipe de enfermagem completa. A estimativa é realizar mais de 4 mil exames laboratoriais por mês dentro da própria unidade.

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. A coleta de exames é feita todos os dias no próprio local, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os de rotina são agendados e realizados em datas próximas ao retorno da consulta para garantir a eficácia.

Na atenção básica, as rotinas das UBSs também passaram a incorporar mais procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas todos os dias.

Onde já funciona

• Jardim Paulista