Estrelas do basquete interagem com alunos da rede municipal
Atualizado em 28/08/2018 - 15:21
Vista Alto Rendimento - Basquete 2808
Os jogadores do São José interagiram com os estudantes na quadra da escola - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Escola Municipal Elizabete de Paula Honorato, no Jardim Mariana I (região leste), foi tomada pela euforia dos 480 alunos que passaram a manhã desta terça-feira (28) interagindo com os atletas do São José Basketball.

Acompanhados do técnico Paulo Cezar Jaú e do auxiliar Cris Ahmed, o sexteto de jogadores escalado para a visita (Alemão, Márcio Dornelles, Pastor, Lucas, Willians e João Guirro) foi recepcionado em grande estilo pelos estudantes da unidade de ensino fundamental. Crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano demonstraram todo o carinho pelo elenco. Houve corredor humano de recepção e muitos aplausos.

E o time retribuiu, presenteando camisas, contando um pouco da história no esporte, respondendo às perguntas das repórteres do Bete News (jornal da escola) e indo para a quadra para bater uma bola com os mais novos. Eles até se arriscaram no futsal contra os times feminino e masculino do projeto Escola Ativa, que oferece atividades no contraturno das aulas regulares e já atende mais de 2 mil estudantes, em 15 escolas do ensino fundamental.

O objetivo principal com as visitas é despertar o interesse de crianças e adolescentes por meio da pedagogia do exemplo, mostrando aos alunos que o caminho trilhado pelos atletas que eles admiram é possível de ser seguido. E para as crianças, foi motivador estar perto de um jogador de alto rendimento, que disputa as principais competições na própria modalidade e tem bons conselhos para dar.

“Acho que ensina muito, porque mostra a motivação dos outros atletas, dos profissionais, para os que estão começando agora. Então eles mostram que você pode, sim, alcançar o que você quer, mas tem que ter muito esforço e ouvir críticas construtivas”, disse Nicole Santos Paula, 11 anos, aluna do 6º ano e uma das repórteres do Bete News.

Ao lado de Nicole, a jovem Caroline Tomás dos Santos, 11 anos, observava os jogos entre atletas e adolescentes, atenta a todos os detalhes para que nada escapasse para a matéria que ajudaria a escrever para o jornal da escola. Ela também destacou a persistência e a determinação entre os conselhos de vida dados pelo time.

“Tem pessoas que querem começar com essa carreira e gostam muito, mas não acreditam muito no sonho, e eles vieram aqui para mostrar isso, que pode acontecer”, opinou Caroline, que sonha em ser jornalista.

Além do São José Basketball, outros dois times masculinos já têm encontros marcados com os alunos da rede municipal para os próximos três meses: o São José Vôlei e o São José Futsal. O calendário de visitas será divulgado em breve pela Prefeitura.