Trânsito seguro é tema de ações para diversos públicos na cidade
Atualizado em 27/08/2018 - 19:36
Mobilidade Urbana
De forma lúdica, atrizes falam sobre trânsito seguro com alunos em São José dos Campos - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos coordena nesta semana uma agenda diversificada de abordagens educativas sobre segurança no trânsito. Haverá ações em empresas e escolas, além de orientação nas ruas. Motoristas, motociclistas e pedestres serão conscientizados sobre a importância do comportamento adequado para evitar acidentes.

Nas empresas, a mensagem vai chegar por meio de palestras, ocasião em que os funcionários serão alertados sobre os riscos de beber e dirigir e de não usar o cinto de segurança. Eles serão lembrados também das regras básicas, como utilizar a seta e deixar o celular na bolsa enquanto quando estiver na direção.

Já nas escolas, as ações são programadas dentro e fora das instituições. Para os alunos da educação infantil e o primeiro ciclo do fundamental, um grupo de teatro vai abordar o trânsito de forma lúdica, ensinando os pequenos sobre cidadania e boas atitudes nas ruas.

Do lado de fora, agentes de trânsito farão a orientação direcionada aos pais e aos estudantes que já se deslocam sozinhos. Nesse caso, regras de trânsito para conviver em harmonia são o foco da abordagem.

Quem circula a pé pela cidade também será alertado sobre os principais cuidados: atravessar na faixa, ser visto pelo motorista, caminhar pela calçada e não utilizar o celular enquanto transita. Para os condutores, a orientação será feita em blitze realizadas em parceria com a Polícia Militar.

As ações educativas são realizadas diariamente pela equipe de educação para mobilidade em diferentes pontos da cidade. Escolas e empresas que tiverem interesse em receber palestras e apresentações de teatro para crianças podem entrar em contato pelo e-mail educamob@sjc.sp.gov.br.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×