Sessão de autógrafos reúne pais e alunos da educação infantil
Atualizado em 27/08/2018 - 12:35
Sessão de autógrafos do lançamento da fábula produzida por alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Cassiano Ricardo
Lançamento da fábula O Sapo Enganador, com história e ilustrações de alunos de 4 a 5 anos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Caneta na mão, um belo sorriso no rosto e muita expectativa marcaram o início da semana para os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Cassiano Ricardo, localizada no Parque Santos Dumont, na região central de São José dos Campos.

O motivo de tanta alegria foi a presença de pais e responsáveis no lançamento da fábula O Sapo Enganador, com história e ilustrações elaboradas por 23 alunos de 4 e 5 anos que estudam na unidade.

E como todo lançamento de livro, o evento teve uma sessão de autógrafos. “Estou encantada e muito orgulhosa com o primeiro livrinho do Bruno”, contou a enfermeira Elaine Guimarães, mãe do menino.

“Essa experiência é muito legal, tenho certeza que a atividade de hoje vai marcar eles por toda vida,”, acentuou Jorgio Baltazar, pai da Geovana, de 4 anos. O engenheiro civil, Marcus Brandão também compareceu à escola para participar da atividade e incentivar o filho. "Lorenzo sempre comentava do livro, principalmente a parte da moral da história."

Tão empolgante quanto a animação dos pais, estavam as crianças. Laura Bissoli deixou claro que quer elaborar mais livros. Para Jeffany Aguiar, a parte mais legal foi a do autógrafo. Manoela Carvalho disse que o momento mais feliz foi ver o pai e a mãe na escola. Após a sessão de autógrafos, cada responsável por aluno ganhou um exemplar.

Construção da fábula

A elaboração do livro faz parte das explicações em sala de aula sobre a diferença entre contos de fadas, histórias e fábulas. Todo o processo foi participativo e demorou quatro meses para ser concluído, com votação entre as crianças para escolha dos trechos e desenhos que fizeram parte do trabalho impresso.

Fábula é uma composição literária curta, escrita em prosa ou verso, em que os personagens são animais que assumem comportamentos semelhantes aos do homem. Muito presente na literatura infantil, esse gênero têm caráter educativo e apresenta geralmente uma moral no fim da narrativa.