Semana da Educação Física capacita profissionais e estudantes
Atualizado em 27/08/2018 - 15:16
2ª Semana da Educação Física - Centro da Juventude. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 27-08-2018
O evento gratuito continua até quarta-feira (30), no Centro da Juventude, na região sul da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Começou nesta segunda-feira (27) a segunda edição da Semana da Educação Física, organizada pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com o CREF4/SP (Conselho Regional de Educação Física de São Paulo). A abertura foi realizada no auditório do Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América), com presença de autoridades e expoentes da área.

Ciência e Prática da Atividade Física para a Longevidade é o tema do evento, que vai até quinta-feira (30). Logo após a cerimônia de início, foram apresentadas duas palestras referentes ao assunto central deste ano, com o auditório praticamente lotado (cerca de 200 participantes).

No primeiro subtema, sobre a atividade física como indicador de cidades sustentáveis, foram apresentados pontos de debate, esclarecimento e dados sobre a importância do exercício físico na vitalidade e desenvolvimento dos cidadãos. A palestra seguinte teve como tema as tendências ­fitness 2018: modalidades, conceitos e tecnologias nas academias do mundo todo. Ela abordou técnicas, equipamentos e estruturas de ponta para aperfeiçoar o treinamento esportivo.

O diretor institucional do Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, Juliano Sousa, elogiou a iniciativa e destacou a importância da atividade física como fator providencial na qualidade de vida da população joseense. “A palestra foi excelente porque vem ao encontro daquilo que a gente vem buscando: o esporte como inclusão, como desoneração da máquina pública com relação à saúde, já que traz qualidade de vida”, disse.

Atuante no paradesporto, Alexandre Oliveira exaltou a importância da capacitação do profissional de educação física para não ficar estagnado. “Ele deixando de evoluir, os atletas deixam de evoluir e o próprio esporte, em si, deixa de evoluir”, opinou.

Outro aspecto importante da Semana da Educação Física é a formação. Do total de 983 inscrições recebidas para as sete palestras programadas, 355 são de estudantes de 11 universidades. Os profissionais já formados avaliaram de forma positiva a participação dos universitários no evento.

“A faculdade dá a base, mas a gente começa a realmente ver o mercado de trabalho quando a gente entra nele", afirmou Alexandre. "O estudante de educação física vindo para essas palestras, ele tem uma visão ampla do que é o mercado e onde ele realmente vai poder se encaixar: educação, alto rendimento, iniciação ao esporte”, acrescentou.

Próximas palestras

Segunda-feira (27)
19h – Avaliação multifuncional: diagnosticar para prescrever exercícios e prevenir lesões

Terça-feira (28)