Palestra e contação de histórias comemoram o Dia do Psicólogo
Atualizado em 27/08/2018 - 17:52
Dia do Psicólogo
Além da roda de conversa com profissionais da psicologia, o encontro teve contação de histórias - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Para comemorar o Dia do Psicólogo, a Prefeitura de São José dos Campos realizou uma roda de conversa nesta segunda-feira (27), na Casa do Idoso Leste. O evento teve como objetivo aprimorar o intercâmbio entre os profissionais da área que atuam na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e em entidades parceiras.

Na opinião da psicóloga Lavínia Vieira, que comandou a roda de conversa, o profissional da área tem uma grande importância na comunidade. “Nós temos hoje uma sociedade muito mais informatizada, com acesso à informação, mas, em contrapartida, muito mais violenta e com pouco conteúdo humano. O grande desafio do psicólogo nessa sociedade atual é se capacitar cada vez mais para que possa, em uma atuação social, trazer mais entendimento, buscando novos caminhos e com mais harmonia.”

O psicólogo Marcelo Anastácio Diniz, da Apar (Associação de Pais e Amigos dos Adolescentes em Risco), lembra que a psicologia mudou muito. "Hoje os psicólogos não atuam apenas na área clínica, ficando dentro de consultórios. Hoje nós atuamos na área social, dentro de hospitais, na Polícia Militar. Cada dia que passa, devido à demanda da sociedade, o atendimento vem expandindo e se fazendo presente em vários locais.”

Além da roda de conversa, que abordou os desafios da profissão na atualidade, o evento teve a apresentação da contadora de histórias Ana Rita Lemes Vieira Silva, que encantou o público com A História do Lápis, de Paulo Coelho.