Musical sobre Ariano Suassuna abre o Festivale nesta quarta-feira
Atualizado em 27/08/2018 - 17:35
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Suassuna: O Auto do Reino do Sol, do grupo Barca dos Corações Partidos, será o espetáculo de abertura do festival - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Com o premiado espetáculo Suassuna: O Auto do Reino do Sol, do grupo Barca dos Corações Partidos, do Rio e Janeiro, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo abre nesta quarta-feira (29), às 20h, no Teatro Municipal, a 33° edição do Festivale, considerado um dos mais importantes festivais de teatro do país. Confira a programação completa.

Os ingressos para todos os espetáculos da programação são gratuitos e poderão ser reservados pelo site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo até uma hora antes do início. Nos dias e locais das apresentações, o público também poderá fazer doações de um litro de óleo de cozinha ao Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.

O festival prossegue até 9 de setembro, com apresentações de vários espetáculos de 11 grupos convidados e 18 selecionados por edital (4 de São José dos Campos, 10 do estado de São Paulo e 4 de outros estados), além de oficinas, rodas de conversa, palestras e exibição de filme. Para participar dessas atividades, é preciso se inscrever pelo site da Fundação Cultural: www.fccr.sp.gov.br.

Neste ano, o festival tem como tema Inquietações Cênicas, com curadoria de Atul Trivedi (ator e diretor), Rodrigo Morais Leite (mestre e doutor em artes cênicas) e Fabiana Monsalú (atriz, diretora e mestre em teoria e prática do teatro). A intenção é mostrar ao público que assuntos como diversidade, feminismo, tolerância religiosa e luta pela igualdade racial são importantes temas abordados pelo teatro.

Além da apresentação na abertura do festival, o grupo convidado realizará no dia 30, também no Teatro Municipal, outros dois espetáculos: às 14h30, para alunos da rede de ensino municipal, e às 20h, ao público em geral (este com o mesmo sistema de reserva de ingressos pelo site da Fundação Cultural).

Abertura

O espetáculo de abertura é um musical que conta a história de um circo-teatro que viaja pelo sertão, parando em cada cidade e distrito para uma noitada, trazendo na essência uma série de características do grande homenageado, Ariano Suassuna (1927- 2014). O escritor defendeu incansavelmente a brasilidade e a valorização da cultura nacional, ao mesclar a arte popular e o universo erudito em todas as obras que produziu.

Com canções inéditas de Chico César, Beto Lemos e Alfredo del Penho, o musical Suassuna: O Auto do Reino do Sol estreou em junho do ano passado e, desde então, foi ganhador de 21 prêmios, entre eles o de melhor espetáculo pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e pelo júri do Guia da Folha de São Paulo. Conquistou ainda o Prêmio Shell, nas categorias de melhor música, figurino e autor.

O Barca dos Corações Partidos nasceu em 2012, depois da montagem do musical Gonzagão – A Lenda. Ao longo desses anos, o grupo se apresentou para mais de 300 mil espectadores em 13 estados brasileiros.

Encerramento

O encerramento do festival, em 9 de setembro, ficará por conta da Cia. dos Atores, reconhecido grupo teatral carioca. Com texto inédito de Jô Bilac, adaptado pela companhia e pelo diretor Rodrigo Portella, a peça Insetos marca os 30 anos de atividade do grupo e traz uma reflexão pertinente sobre as questões sociais e políticas contemporâneas, a partir das relações encontradas na natureza.

O Festivale é uma realização da Prefeitura e ocorre anualmente sob gestão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que neste ano tem apoio da Associação para Fomento da Arte e da Cultura (Afac), do Sesi, Fundo Social de Solidariedade e da Jovem Pan.

Teatro Municipal

• Rubião Júnior, 84, 3º piso, Centro