Interação marca Mostra Esportiva para Pessoas com Deficiência
Atualizado em 26/08/2018 - 14:24
Mostra Esportiva para Pessoas com Deficiência  26 08 2018
Todas as apresentações foram abertas para qualquer pessoa com deficiência - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, realizou neste domingo(26), no Centro Comunitário Vila Industrial a Primeira Mostra Esportiva para Pessoas com Deficiência.

Com o objetivo de promover a inclusão e o aumento de visibilidade do paradesporto, a ação contou com apresentação de quatro modalidades esportivas que fazem parte da grade de aulas promovidas gratuitamente pela Prefeitura em unidades esportivas municipais. São elas: capoeira, karatê, bocha adaptada e judô. Estava programada também uma prova de nado, a atividade aquática foi cancelada, por causa das condições meteorológicas.

Para a equipe técnica da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida agrupar diversas atividades em um único espaço e proporcionar para os atletas do paradesporto um dia diferente é uma felicidade imensa.

Para Túlio Santos, Bi campeão Paulista e terceiro lugar de bocha adaptada na paraolimpíada universitária, o encontro é uma oportunidade para conhecer outras modalidades, o atleta fez questão de dizer ainda, que além da disciplina o esporte proporciona para ele novas amizades.

Simone Oliveira, acompanha o filho Mateus de 22 anos, duas vezes por semana nas atividades de karatê, a dona de casa contou que os reflexos da atividade são observados no dia a dia do jovem “ Ele está mais aberto e até me ajuda nos serviços de casa”, explicou.

Outra atleta concentrada durante as apresentações, Yasim Thais Cardoso, de 23 anos, praticante do judô há 05 anos, disse que encontrou no esporte uma maneira de melhorar a comunicação, a jovem falou ainda, que cair e levantar durante as atividades, contribuiu na superação de alguns medos. “Aqui a gente percebe que o esporte é pra todo mundo”, concluiu.

Todas as apresentações foram abertas para qualquer pessoa com deficiência, profissional de educação física ou da saúde, estudante ou interessado em acompanhar ou participar das aulas. Teve muita gente que não resistiu o som do berimbau e entrou na roda de capoeira.

A segunda Mostra Esportiva para Pessoas com Deficiência está prevista para acontecer em setembro.