Mercadão Vivo atrai público com chorinho, pastel e artesanato
Atualizado em 27/08/2018 - 11:48
Mercadão Vivo  25 08 2018
O grupo de chorinho Conversa Afiada foi uma das atrações da programação do Mercadão Vivo - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Samba, chorinho e artesanato são algumas das atrações oferecidas gratuitamente para o público que frequenta o tradicional Mercadão, localizado no centro da cidade. As atrações são parte do Programa Mercadão Vivo, que acontece todos os sábados a partir das 11h30, na Travessa Chico Luiz.

Enquanto acompanhava a apresentação do grupo de chorinho Conversa Afiada, Denise Campos, moradora do bairro Vila Ema, ressaltou que fazia tempo que não presenciava movimento de vida no centro da cidade. “Que bom que São José dos Campos está voltando a ter vida, concluiu a psicanalista.

Morador de Brasília, o músico Francisco Ferreira, também não resistiu e parou para acompanhar o chorinho. “ É maravilhoso, esse tipo de ação valoriza as pessoas, os artistas e músicos, todas as cidades do Brasil deveriam fazer o mesmo”.

Juan Caballero, morador de São José dos Campos há 18 anos, foi fazer compras na região central da cidade e se deparou com o Programa Mercadão Livre, o engenheiro não resistiu e deu uma pausa nas compras para apreciar as atrações.

Feira de artesanato

Além das apresentações musicais, uma feira de artesanato também está à disposição do público no local. Para as artesãs Heloisa de Oliveira e Luciana Silva, mais do que expor os trabalhos, a ação é uma oportunidade para resgatar os artesões de São José.

“Os clientes estão gostando e até já me perguntaram se a feira de artesanato vai até o Natal”, contou a artesã Josie Moura.

Os reflexos positivos do Programa Mercadão Vivo são sentidos também pelos comerciantes do Mercado Municipal. Segundo Rebeka de Fátima, proprietária de uma doceria, o movimento no sábado aumentou 40%.

Promovido em parceria pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Turismo e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o programa Mercadão Vivo é realizado no calçadão da Travessa Chico Luiz. Em cada sábado, sempre com início no final da manhã, há uma atração musical diferente. Outro destaque é a exposição de artesanato no local, que chama a atenção dos moradores e visitantes.