Alunos da educação infantil farão sessão de autógrafos de fábula
Atualizado em 24/08/2018 - 15:22
Fotos do livro na Emei Cassiano Ricardo
Os alunos, de 4 e 5 anos de idade, participaram da elaboração da história e dos desenhos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A próxima segunda-feira (27) está sendo muito aguardada na Escola Municipal de Educação Infantil Cassiano Ricardo, localizada no Parque Santos Dumont, na região central de São José dos Campos. Tanta euforia é por causa do lançamento da fábula O Sapo Enganador, com história e ilustrações elaboradas por 23 alunos de 4 e 5 anos de idade que estudam na unidade.

Durante a atividade, que será realizada por volta das 7h na escola (rua Prudente Meirelles,1000, Vila Adyana), haverá uma sessão de autógrafos. Cada responsável por aluno vai ganhar um exemplar.

Essa iniciativa faz parte das explicações em sala de aula sobre a diferença entre contos de fadas, histórias e fábulas. E a opção pela fábula tem o objetivo de resgatar esse tipo de narrativa. Com o desenrolar das atividades, os alunos foram aprendendo as diversas características do gênero, como o significado da moral da história.

Todo o processo foi participativo e demorou quatro meses para ser concluído, com votação entre as crianças para escolha dos trechos e desenhos que fizeram parte do trabalho impresso. Além de personagens e ilustrações, a turminha aprendeu na prática que uma boa fábula se constrói com a participação de todos.

Fábula é uma composição literária curta, escrita em prosa ou verso, em que os personagens são animais que assumem comportamentos semelhantes aos do homem. Muito presente na literatura infantil, esse gênero têm caráter educativo e apresenta geralmente uma moral no fim da narrativa.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×