São José dos Campos tem saldo positivo na geração de empregos
Atualizado em 23/08/2018 - 17:18
Concretagem da Duplicação da Ponte Maria Peregrina  26 07 2018
Concretagem da duplicação da Ponte Maria Peregrina, na região norte: construção civil teve mais vagas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

No mês passado, o saldo de empregos foi positivo em São José dos Campos, com 127 vagas registradas. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Quem mais contratou foi o setor de construção civil, com 697 vagas. O saldo mensal de emprego por município apurado pelo Caged é o resultado da diferença de admissões e demissões de trabalhadores com carteira assinada.

De janeiro a julho, São José dos Campos obteve um saldo de 277 empregos. No mesmo período do ano passado, o registro foi negativo: - 1.066 vagas.

Para os técnicos da Prefeitura, os resultados refletem uma série de ações implementadas no município para melhoria da empregabilidade, como a capacitação de trabalhadores para as novas vagas que estão surgindo no mercado por conta da recuperação da economia, mesmo que ainda discreta. Entre essas ações, estão a recente lei de incentivo à logística, que concede benefícios fiscais para novas empresas e as já existentes, com a consequente geração de empregos.

No primeiro semestre, a Prefeitura promoveu vários eventos para capacitação profissional e oferecimento de oportunidades de emprego. Entre eles, estão a Feira do Empreendedorismo e Trabalho, com cerca de 300 vagas oferecidas, a Logvale, no setor de logística, e a Feira de Apoio às Pessoas com Deficiência. Como incremento dessas medidas, também foi lançado o programa Pró-Trabalho, de mão de obra temporária.

A Prefeitura continua investindo em cursos gratuitos do programa Qualifica São José, com novas parcerias com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). De janeiro a julho, foram cerca de 8 mil vagas oferecidas.