Domingo tem Mostra Esportiva para Pessoas com Deficiência
Atualizado em 22/08/2018 - 17:18
Jogos Regionais
A natação será uma das cinco modalidades que terão espaço com atividades no evento - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Promover a inclusão e o aumento de visibilidade do paradesporto. É sobre essa base que a Prefeitura de São José dos Campos promove no próximo domingo (26) a Mostra Esportiva para Pessoas com Deficiência.

Na primeira edição, o evento será realizado das 8h às 12h, no Centro Comunitário Vila Industrial (Praça José Molina), e será aberto a qualquer pessoa com deficiência, profissional de educação física ou da saúde, estudante ou interessado que queira acompanhar ou participar.

Serão desenvolvidas atividades relacionadas a cinco modalidades que fazem parte da grade de aulas promovidas gratuitamente pela Prefeitura em unidades esportivas municipais. São elas: capoeira, karatê, bocha adaptada, natação e judô.

Cerca de 110 alunos de quatro unidades mais o Provisão (parceira entre a Prefeitura e a entidade) estão confirmados no evento. Os inscritos vêm das regiões leste (Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras e Centro Comunitário Vila Industrial) e sul (piscina do Parque Industrial e Praça de Esportes Pedro Otávio).

Além dos alunos das unidades esportivas, está confirmada a presença de grupos e associações de apoio aos deficientes intelectuais e físicos, como o Viva a Inclusão e o Heróis sobre Rodas.

O objetivo central é a integração entre as modalidades paralímpicas, pois geralmente os eventos são separados. "Estamos juntando para que as pessoas vejam que há possibilidades com várias e isso ajuda os profissionais a entenderem como funciona a inclusão", explica Sandro Marcelo dos Santos, supervisor da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

A mostra será aberta para qualquer pessoa com deficiência que queira interagir e aprender mais sobre as modalidades. Basta comparecer ao local e procurar os professores que estarão na organização. Entidades interessadas em confirmar presença podem entrar em contato pelo telefone 3932-8600.

• 8h30 – Abertura
  • 8h45 – Capoeira