Alunos da Fundhas se preparam para a Gincana Power Games
Atualizado em 22/08/2018 - 18:03
Sede - Monteiro Lobato
Alunos da sede da Fundhas durante o evento de sensibilização sobre a gincana - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

Aproximadamente 170 crianças e adolescentes atendidos na sede da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) participaram nesta quarta-feira (22) da atividade especial de apresentação da Gincana Power Games, que é realizada pela instituição e está na terceira edição. Neste semestre o tema é a vida e a obra do escritor Monteiro Lobato.

Os organizadores do evento fazem visitas às unidades da Fundhas para sensibilizar crianças e adolescentes. Por meio de atividades lúdicas e divertidas, conduzidas por personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, os educandos têm contato com o mundo mágico do escritor infantil.

As unidades receberão um manual sobre Monteiro Lobato, que servirá de orientação de estudo para o dia da gincana. O intuito é despertar o interesse pela leitura, escrita e o conhecimento.

“O objetivo da gincana deste semestre é de apresentar o importante escritor da nossa região, Monteiro Lobato, motivando alunos e professores a conhecer ainda mais a cultura popular do Vale do Paraíba", ressalta o educador César Guirão, um dos apresentadores do evento. "Pretendemos ainda contribuir para ampliação do repertório dos nossos meninos, por meio de provas personalizadas com os temas do Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre outras”, acentua.

A aluna Gabriele dos Santos Silva, de 8 anos, saiu animada do evento de sensibilização e está ansiosa para o início das atividades da gincana. “Conheço poucas histórias do Monteiro Lobato. Vou aprender mais. Gostei do evento de hoje, principalmente o vídeo porque nos ajuda a preparar para a gincana. Aqui na Fundhas é muito bom porque aprendemos bastante e também a comida é muito gostosa.”

“Gostei de conhecer um pouco mais sobre os personagens, como a Emília e o Visconde, e esse Power Games sobre o Sítio do Pica-Pau Amarelo vai ser muito legal”, comentou André Nicolas Ribeiro Soares, também com 8 anos.

Neste semestre, cerca de 2.300 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 15 anos, se preparam para a Gincana Power Games, que tem como objetivo proporcionar a todos os participantes, desde crianças e adolescentes a funcionários da instituição, um momento lúdico e pedagógico como foco no enriquecimento da rotina das atividades, vínculos entre colegas, participação e integração de todos.

No dia da gincana, as crianças vão participar de atividades que resgatam a importância das brincadeiras. Entre eles estão as provas relâmpagos, o mural cultural e grito de guerra. Ao final da gincana, os times serão premiados com um passeio ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, em Taubaté.

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar e recebem atenção especial no reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.