Hospital Municipal promove cursos para as gestantes
Atualizado em 21/08/2018 - 17:09
Hospital Municipal  Maternidade  23 01 2018
A enfermaria da maternidade do Hospital Municipal foi totalmente reformada este ano para melhor receber as gestantes - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal de São José dos Campos promove um atendimento especial para as futuras mães, com aulas e visitas às dependências da unidade. As mulheres que pretendem realizar o parto na unidade podem participar do curso para gestantes e projeto Acolher, que fazem parte das políticas do Hospital Amigo da Criança, uma iniciativa da Unicef que reconhece o empenho em promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

No curso, as gestantes recebem informações sobre modificações corporais, sintomas comuns na gravidez, direitos trabalhistas da gestante, puérpera e do pai, alimentação saudável, trabalho de parto e puerpério, amamentação e cuidados com as mamas, atenção ao bebê, normas e rotinas do hospital. Formada por enfermeiras, fisioterapeuta e nutricionista, a equipe multidisciplinar também esclarece questões levantadas pelas próprias pacientes.

Com ações educativas durante o pré-natal, o grupo de gestantes possibilita a compreensão do processo gestacional, promovendo a humanização, esclarecendo dúvidas e diminuindo as dificuldades e medos deste período.

A coordenadora da Comissão da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, Luciana Camila da Cunha Silvério, explica que a atenção à mulher durante o período gestacional é uma característica de qualidade, humanização e um dever da instituição que presta serviço para a gestante. "Os encontros ajudam a esclarecer dúvidas e a diminuir a ansiedade, contribuindo para o desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo riscos da gestação pela falta de informação.”

Realizado bimestralmente, o curso já teve a participação de mais de 200 pacientes. As aulas são das 8h às 12h30, no anfiteatro do Hospital Municipal. Todas as gestantes com idade gestacional acima de 20 semanas podem participar.

Os próximos cursos estão marcados para os dias 23 de agosto, 18 de outubro e 13 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3901-3507, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Projeto Acolher

Outra iniciativa voltada às gestantes do Hospital Municipal é o Projeto Acolher, que é realizado toda segunda quarta-feira do mês, das 11h às 12h. A visita pode ser realizada em qualquer idade gestacional, e a gestante pode ir acompanhada de um familiar.

Enfermeiras do Ambulatório da Mulher recepcionam as pacientes com os familiares e demonstram o caminho que será percorrido no dia da internação. Elas orientam sobre as normas e rotinas da unidade, apresentam os colaboradores que atuam no bloco materno infantil, explicam alguns procedimentos e o acesso aos serviços oferecidos pela instituição, como os testes do pezinho, da orelhinha, cartório para registro e agendam a primeira consulta do recém-nascido, além de responder dúvidas levantadas.

Entre os objetivos estão promover um ambiente acolhedor para a gestante e fortalecer o vínculo entre profissional e paciente. A visita também ajuda a diminuir a ansiedade das futuras mamães por meio do conhecimento da estrutura física da unidade e rotina da equipe.

O Projeto Acolher já teve a participação de cerca de 100 pacientes. Os agendamentos podem ser feitos pessoalmente no Ambulatório da Mulher ou pelo telefone 3901-3507.

Mantido pela Prefeitura e gerido em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o Hospital Municipal está localizado na Rua Saigiro Nakamura, 800, Vila Industrial.