Caminhada conscientiza sobre a pessoa com deficiência intelectual
Atualizado em 21/08/2018 - 16:38
Caminhada APAE
Caminhada em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Cerca de 250 pessoas participaram nesta terça-feira (21) da caminhada em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Essa foi a 20ª edição do evento, promovido pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.

Assistidos, familiares, funcionários e pessoas de vários segmentos participaram da iniciativa, que teve início em frente à sede da entidade (avenida Ouro Fino, no Bosque dos Eucaliptos), na região sul. As comemorações seguem durante a semana, com atividades direcionadas à comunidade.

A coordenadora técnica da Apae, Cintia Hosoume, ressalta que o movimento existe em todo país e tem o objetivo de mostrar que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla fazem parte da comunidade e são capazes de fazer muitas coisas. "São José é privilegiada porque nosso foco são os atendidos com deficiência intelectual. Então nossa dedicação é toda voltada a esses assistidos.”

Fabiana da Silva, mãe de Ana Cláudia da Silva Machado, de 9 anos, elogia o atendimento prestado pela entidade. “Minha filha veio neném para cá. Sem a Apae, seria difícil cuidar da minha filha porque os recursos que eles têm aqui não encontramos em todos os lugares.”

Pessoa com deficiência

O trabalho da Prefeitura em favor das pessoas com deficiência visa a inclusão social, acessibilidade e garantia de direitos. Realizadas em parceria com entidades sociais, as ações buscam proporcionar fortalecimento de vínculos por meio da assistência e convivência dos beneficiários com os familiares. Outras iniciativas procuram incentivar as habilidades sociais que favoreçam a eliminação de barreiras, ambientais ou culturais, que possam impedir o pleno desenvolvimento da cidadania.