Alunos de medicina utilizam UBSs como campo de aprendizagem
Atualizado em 21/08/2018 - 15:30
Estudantes de medicina acompanham as condutas médicas desenvolvidas na UBS do Putim
Estudantes de medicina acompanham as condutas médicas desenvolvidas na UBS do Putim - Foto: Divulgação

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos – Humanitas já estão frequentando as dependências das unidades básicas de saúde do município. A atividade é um complemento curricular fundamental à formação acadêmica, pois contribui para a capacitação dos alunos no que se refere ao conhecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), abrindo-lhes possibilidades de experiências relevantes na área.

As visitas, uma vez por semana, ocorrem em cinco unidades básicas que têm equipes da Estratégia Saúde da Família: Putim, Campos de São José, Interlagos, Buquirinha e Eugênio de Melo.

Cerca de 120 acadêmicos de medicina participam das atividades semanalmente, acompanhados por preceptores indicados pela faculdade. Durante a atividade prática, os alunos observam as equipes médicas e de enfermagem nas visitas domiciliares, acompanham as condutas e as condições clínicas dos pacientes atendidos.

Por não ser formados, eles não podem realizar práticas médicas. Durante as visitas, os estudantes esclarecem dúvidas e recebem reforço de orientações, que possibilita maior compreensão sobre os cuidados em saúde.

Gabriela Andrade Franco faz parte do grupo que iniciou as atividades na UBS do Putim (região sudeste). Ela considera a experiência muito importante, especialmente pelo contato muito próximo com os pacientes e profissionais de saúde. “Quero ter uma formação bem humana, tratando o paciente com respeito, compreendendo as dores dele.”

Outros estudantes também estão entusiasmados com o projeto. Pedro Chagas, que veio de Santos para estudar medicina em São José dos Campos, ficou surpreso com a qualidade da saúde pública da cidade. “Quero aprender bastante com os médicos daqui e ter novas experiências.” A colega Desire Rodrigues Plaça destaca a importância da atividade. “Temos nos integrado à rotina da UBS, vendo como funciona os setores e as visitas às casas da família.”

A Humanitas é a primeira instituição de ciências médicas a utilizar as unidades básicas de saúde como complemento curricular. Nos próximos meses, a prática será estendida aos alunos da Faculdade Anhembi Morumbi, inaugurada oficialmente na semana passada. Essa parceria entre a Prefeitura e as duas universidades integra o acordo que permitiu a autorização do funcionamento das duas faculdades de medicina em São José dos Campos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde