Ações orientam ciclistas a transitar com segurança pela cidade
Atualizado em 21/08/2018 - 11:50
Ação Educativa de Mobilidade para o Trânsito de Ciclistas Na Avenida Andrômeda  20 08 2018
Durante as blitze, a equipe de educação para mobilidade leva dicas ao público que usa bicicleta - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos começou uma série de ações voltadas à segurança de quem escolhe se deslocar de bicicleta pela cidade. Até esta sexta-feira (24), de manhã e à tarde, serão realizadas abordagens em diferentes ciclovias e ciclofaixas.

Programadas para as 9h e 15h30, as blitze vão ocorrer nas avenida Andrômeda (Jardim Satélite), Cidade Jardim (Bosque dos Eucaliptos), Linneu de Moura (Urbanova) e Tancredo Neves (Novo Horizonte).

Durante as incursões, a equipe de educação para mobilidade repassa dicas e orientações aos ciclistas. Entre elas, estão usar equipamentos de segurança nas bicicletas, portar capacete e roupas claras – especialmente à noite –, circular pela mão de direção e respeitar as regras de trânsito. Quem pedala precisa transitar de forma segura e incentivar a convivência harmoniosa entre os modais a fim se evitar acidentes.

De janeiro a julho, dois ciclistas morreram em decorrência de traumas causados por acidentes nas vias municipais de São José dos Campos, conforme o Infosiga, banco de dados estadual sobre óbitos no trânsito. O mesmo número foi registrado em igual período do ano passado.

Essas atividades coincidem com as comemorações do Dia do Ciclista, celebrado nacionalmente em 19 de agosto, em homenagem ao ciclista Pedro Davison. Nessa data, em 2006, ele morreu após ser atropelado na faixa central do Eixão Sul, em Brasília (DF).

Em São José, a data oficial é 22 de setembro, quando o Brasil comemora o Dia Mundial sem Carro. O Dia do Ciclista no município foi instituído pela Lei Municipal 7.952/2009 e passou a integrar o calendário oficial de eventos, sendo celebrado anualmente durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro), quando são realizadas ações para incentivar o uso da bicicleta e de outras formas não motorizadas de deslocamento.

Datas das blitze

• Terça-feira (21)