Abertura do Mês do Folclore tem 80 estudantes da rede municipal
Atualizado em 21/08/2018 - 15:52
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Alunos da Escola Municipal Ruth Nunes da Trindade participam de uma roda musical no Museu do Folclore - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Um grupo de quase 80 alunos (de 7 a 8 anos) do ensino fundamental da Escola Municipal Ruth Nunes da Trindade, no Parque Interlagos (região sul), abriu a programação do Mês do Folclore. A atividade foi realizada na manhã desta terça-feira (21), no Museu do Folclore de São José dos Campos, que tem gestão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

A orientadora educacional Maria Edilene Rodrigues Martins, que acompanhou o grupo em todas as atividades, disse que gostou do tema proposto para este ano. “Pela reação dos alunos, deu para ver que eles ficaram bem interessados no que estava sendo mostrado, e tenho certeza que o trabalho que fizemos com eles em sala de aula contribui bastante para isso”, ressaltou.

Segundo Maria Edilene, algumas crianças têm avós morando com elas, o que facilitou o entendimento do tema. “Esses alunos já convivem com o hábito de pessoas da família usarem ervas medicinais para tratar de problemas de saúde. Uma atitude muito praticada, principalmente por seus avós.” A orientadora disse que, após a visita, o tema continuará sendo discutido com os alunos.

No período da tarde, eram esperadas mais 105 estudantes de três escolas (duas particulares e uma municipal). Até o dia 31, quase 1.600 crianças de 18 escolas do município, entre públicas e particulares, devem participar das atividades, que são realizadas pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h.

Um tesouro aqui na terra! Plantas medicinais e seus segredos. Esse é o tema da programação deste ano, que aborda a sabedoria popular sobre as ervas medicinais. Por meio de quatro estações de atividades educativas e lúdicas, as crianças recebem informações e vivenciam experiências sobre o tema.

Durante a programação do Mês do Folclore, a prioridade de atendimento é para as escolas agendadas. As visitas espontâneas podem ser feitas de terça a sexta-feira, nos intervalos das atividades (entre 11h e 14h), e aos sábados, das 11h às 17h. Em setembro, o atendimento volta ao normal, com o agendamento de grupos pelo pelo telefone 3924-7354.

Museu do Folclore

• Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade)