Programa Meu Pet Feliz realiza 90 castrações na primeira semana
Atualizado em 20/08/2018 - 17:46
Programa Meu Pet Feliz  17 08 2018
As castrações prosseguem no centro cirúrgico do CCZ e nas clínicas veterinárias cadastradas até que os primeiros 1.500 tutores sejam chamados - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Em uma semana, o programa Meu Pet Feliz já realizou 90 castrações de cães e gatos. As cirurgias são realizadas no Centro de Controle de Zoonoses e nas clínicas veterinárias cadastradas no programa. Ao todo, foram chamados 115 tutores, mas houve 25 faltas.

A coordenação do programa reforça que os tutores convocados que não comparecerem com o animal para a castração perderão a vez e só poderão ser chamados novamente depois de 120 dias. Na última sexta-feira (17), por exemplo, houve 17 faltas de um total de 80 animais convocados.

Dos 90 animais castrados, 45 são da espécie canina fêmea, 26 da canina macho, 9 da felina fêmea e 10 da felina macho. Além da castração, o programa realiza a identificação destes animais, utilizando a microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Após as castrações, os tutores recebem todas as orientações sobre a medicação e os cuidados com os animais, e vão para casa com a data agendada de retorno ao veterinário.

As castrações continuam todos os dias no CCZ e nas clínicas até que os primeiros 1.500 inscritos no programa sejam chamados. As inscrições, que são gratuitas, voltam a ser abertas pelo site da Prefeitura assim que esta primeira etapa for concluída. A previsão é que a reabertura ocorra até o final de setembro.

O programa Meu Pet Feliz, lançado no dia 8 de agosto, tem o objetivo de estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×