Observatório do Trabalho apoia trabalhadores e empresários
Atualizado em 20/08/2018 - 18:11
Ilustrações
Ilustrações - Foto: PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O site oficial da Prefeitura de São José dos Campos passa a contar com mais uma página voltada para o universo do trabalho. A página do Observatório do Trabalho e Formação Profissional visa conectar o mundo do trabalho aos centros de formação profissional, às empresas e aos trabalhadores.

Vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, o Observatório tem como foco as políticas públicas de formação profissional e geração de renda. O órgão faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura para fomento do mercado de trabalho e geração de renda.

O Observatório também opera em parceria com a iniciativa privada, agindo como uma agência consultora de informações em termos de dados econômicos do município, tendências do mercado de trabalho, apontando ainda soluções para as demandas de recursos humanos.

Constituem a base de dados do Observatório, dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio das bases da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), além de outras fontes estatísticas de consulta.

Central de Oportunidades

Para o trabalhador de um modo em geral, o Observatório oferece sobretudo, a Central de Oportunidades, que de maneira atualizada, disponibiliza informações importantes para qualificação profissional por meio de opções de cursos gratuitos, entre outras. Isto, além de oportunidades de apoio para o pequeno empreendedor, por meio de acesso direto ao Banco do Povo Paulista, para análise e concessão de microcrédito.

www.sjc.sp.gov.br/observatorio