São Francisco ganha Parque Municipal no aniversário de 126 anos
Atualizado em 19/08/2018 - 17:16
Criação do Parque Municipal de SFX. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 19-08-2018
Casarão do Parque Municipal é emoldurado por espécies de araucárias e palmitos-juçara - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Luiz Fischer
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Bastante explorado pelos amantes de esportes radicais e ecoturismo, o distrito de São Francisco Xavier vai ficar ainda mais atrativo para moradores e visitantes.

Neste domingo (19), a Prefeitura de São José dos Campos formalizou o decreto que cria o Parque Municipal de São Francisco Xavier. Também oficializou o CEP (Código de Endereçamento Postal) diferenciado por ruas, já que SFX tinha CEP único.

Esta era uma reivindicação antiga dos moradores, que encontravam dificuldade para contratar serviços de telefonia, TV e internet e também para compras online.

A alteração foi possível a partir das tratativas realizadas pela Prefeitura junto aos Correios e o esforço de mapeamento das ruas, realizado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

Os moradores podem fazer a consulta do CEP do site dos Correios.

Essas duas ações marcaram a comemoração dos 126 anos do distrito. As festividades tiveram início no sábado (18), com uma edição especial do Conexão Juventude. A alegria ficou por conta da rua de lazer, clínica de taekwondo, apresentação de jazz da comunidade, oficina de basquete, aula de ritmos, touro mecânico, tobogã inflável, cama elástica, oficina de maquiagem, sessão de caricatura ao vivo.

Neste domingo, foi celebrada uma missa solene na Igreja São Sebastião e ainda uma roda de conversa sobre o Plano Diretor.

Parque

O Parque Municipal de São Francisco Xavier fica na área de antiga fazenda da família Bose, conhecida por abrigar o Casarão da Fazenda, edificação do século 19.

O casarão é emoldurado por espécies de araucárias e os palmitos-juçara e, com a vista da Serra dos Poncianos ao fundo, compõe uma belíssima paisagem que já figura como um dos símbolos do distrito.

A área do parque, de mais de 170 mil metros quadrados, sendo em torno da metade composta por floresta nativa, foi adquirida pela Prefeitura em 2010 e, desde então, vem sendo utilizada pela comunidade para atividades de contato com a natureza e eventos culturais.

Além do fragmento florestal, a área natural conta com um pequeno lago, um córrego, pista de caminhada e academia ao ar livre. O casarão e as outras edificações da fazenda vêm abrigando atividades culturais, como a Mostra de Arte e Cultura de São Francisco Xavier, realizada em 2017, encontros de tropeiros e cavaleiros, entre outras.

O Parque irá abrigar o futuro Centro de Referência Ambiental de São Francisco Xavier onde serão promovidos diversos projetos de cunho ambiental e onde será instalada a Sede Administrativa de órgãos como o Conselho Gestor da APA de São Francisco Xavier e outras repartições públicas da Prefeitura. O casarão será destinado para projetos históricos, culturais e ambientais.

A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade será responsável pela elaboração do Plano Diretor do Parque, normas de funcionamento, administração e preservação do patrimônio.

A área externa de visitação está aberta diariamente das 7h às 18h.

Perfil do distrito

O distrito foi criado oficialmente por meio da lei estadual em 16 de agosto de 1.892 e, por longo tempo, a economia de sobrevivência foi exclusivamente agropecuária. O local ainda mantém a característica de um pequeno povoado do interior, preservando algumas tradições como o artesanato típico da região e festas religiosas.

Por outro lado, tem uma forte característica turística, com várias trilhas para caminhadas e prática do mountain bike. Também possui rampa de voo livre e vários pontos com altitudes apropriadas para saltos de paraglider. Conta ainda com diversos rios e córregos apropriados para a canoagem.