Projetos levam o tema trânsito ao mundo escolar em São José
Atualizado em 17/08/2018 - 18:30
Mobilidade Urbana
O projeto de contação de histórias sobre trânsito “Era uma vez” é realizado semanalmente em instituições de educação infantil e centros de convivência infantil - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Contação de histórias e apresentações teatrais colocaram o tema trânsito dentro de centros de convivência infantil e escolas, nesta semana, em São José dos Campos. De forma lúdica, crianças e adolescentes aprenderam sobre como pequenas escolhas podem evitar acidentes nas ruas.

No Cecoi Casepafe, no bairro Santa Hermínia, região leste, a atração foi a história de Pedro, um menino que morava em um sítio e precisou se mudar para a cidade. Uma equipe de agentes de trânsito, caracterizada, narrou situações e desafios vividos pelo garoto no novo espaço e ressaltou a importância de observar as cores do semáforo antes de atravessar a rua, utilizar a cadeirinha, assim como o cinto de segurança, só sair a rua junto aos adultos, entre outros cuidados. Aproximadamente 100 crianças, entre 1 e 5 anos, participaram do encontro.

Para a coordenadora pedagógica da instituição, Flávia Aparecida Silva, 32 anos, os alunos da entidade interagiram muito bem com os educadores de trânsito. Ela Afirmou ainda que esse trabalho estabelece parcerias com os demais setores públicos do município, de forma que juntos formam uma rede de proteção À criança. “O trabalho de prevenção é uma maneira de proteger as crianças de acidentes no trânsito”, concluiu.

O projeto de contação de histórias sobre trânsito “Era uma vez” é realizado semanalmente em instituições de educação infantil e centros de convivência infantil.

Teatro conta com esquetes diferenciadas por faixa etária

Com o teatro, a orientação foi sobre Cidadania e Comportamento Seguro no Trânsito. Para os alunos do 6º ao 9º ano, da Emef Vera Lucia Carnevalli Barreto, os personagens Vida, Atitude e Destino encenaram como atitudes seguras podem proteger e salvar vidas. Mais de 460 estudantes assistiram a apresentação.

Na Emef Profª Palmyra Santana, a plateia foi formada por estudantes do 1º ao 5º ano, que conheceram a história do reino encantado das fadas verde (Sema) e vermelha (Foro), que tentam escapar das armadilhas do vilão que só faz trapalhadas no trânsito, colocando todos em perigo.

Além de apresentações diferenciadas por idade para alunos do ensino fundamental, o projeto área escolar segura ainda conta com esquetes para a educação infantil.

Programação da contação de histórias:

22/08- Emei Prof° Domingos de Macedo Custódio
05/09- Emei Prof Olga Franco Custódio
17/09- Emei Prof Denise Prates Fernandes Rocha
08/10- MEI Prof Zilda Costa de Oliveira

Programação da apresentação de teatro:

23/08- NEI Ana Isabel e NEI Vila Paiva- período da manhã
Esquete "Novas Aventuras"
23/08 - Emef Profª Leonor Pereira Nunes Galvão - período tarde -
Do 1º ao 5º ano - Esquete " Reino Encantado"


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×