Nove academias ao ar livre têm atividades do Projeto Caminhar
Atualizado em 21/08/2018 - 10:47
ATI em Ação - Poliesportivo João do Pulo
As atividades com os pacientes do Projeto Caminhar das UBS's serão realizadas nas academias ao ar livre - Foto: Divulgação

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

Dois projetos da Prefeitura de São José dos Campos que estimulam a prática da atividade física em prol de uma vida mais saudável vão se unir para ampliar o atendimento da população. Pacientes cadastrados no Projeto Caminhar, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, passam a ser acompanhados de perto por professores de Educação Física do Projeto Cidade em Movimento, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

O Projeto Caminhar é desenvolvido junto às unidades básicas saúde, como uma ação do Programa de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso. As caminhadas, realizadas nos quarteirões próximos às UBS’s, são lideradas por agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem.

Com a nova proposta, os professores do “Cidade em Movimento” passam a integrar o programa. Na prática, esses profissionais se juntarão às atividades dentro das academias ao ar livre, que possuem equipamentos de ginástica como surfe, remo, alongador, rotação vertical e dupla diagonal, pressão de pernas, multiexercitador, esqui e simulador de caminhada e cavalgada.

Nas academias os participantes terão também à disposição os serviços promovidos pelo CMAF (Centro de Medidas e Avaliação Física), chamado ATI em Ação, que proporcionará testes de equilíbrio, de marcha e de flexibilidade. Todos também serão submetidos a testes de flexibilidade. Um primeiro teste será realizado no início do programa e um segundo está previsto para dezembro, para acompanhamento e avaliação da melhora no condicionamento físico do paciente.

O programa será desenvolvido inicialmente em 9 academias ao ar livre próximas das UBS’s do Parque Industrial, Jardim Satélite, Dom Pedro, São Judas Tadeu, Jardim da Granja, Santana, Altos de Santana, Interlagos e Vila Nair. Serão beneficiadas, neste primeiro momento, cerca de 400 pessoas cadastradas no Projeto Caminhar.

A atividade acontecerá duas vezes por semana, das 7h30 às 8h30. A primeira unidade a receber o programa será a UBS do Jardim Satélite, no dia 28 de agosto, junto à academia ao ar livre localizada na Praça Mário Cesare Porto. Até o dia 10 de setembro o programa já estará funcionando nas demais oito unidades.

Treinamento

No dia 20 de agosto, a partir das 8h, no Centro de Medidas e Avaliação Física Sul, que funciona nas dependências do Centro da Juventude, os professores de Educação Física do programa participarão de uma capacitação para melhor atender a população.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde