Professores participam de formação sobre gestão de risco de desastres
Atualizado em 16/08/2018 - 06:22
professores de ensino fundamental, participam nesta quinta-feira, de formação com o tema “Gestão de Risco de Desastres” no CEFE (Centro de Formação do Educador)
O objetivo é formar agentes multiplicadores para disseminar a prática da gestão de riscos de desastres socioambientais na comunidade escolar - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Com o objetivo de formar agentes multiplicadores para disseminar a prática da gestão de riscos de desastres socioambientais na comunidade escolar, cerca de 120 professores de ensino fundamental, participam nesta quinta-feira (16), de formação com o tema “Gestão de Risco de Desastres” no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana, região norte.

Esse é o segundo encontro de uma série de atividades que serão realizadas até o mês de dezembro. Inundação, alagamento, escorregamento e oficinas de pluviômetros serão os temas debatidos nesta quinta-feira, a partir das 14h.

A formação para os professores das disciplinas de Geografia e Ciências, faz parte dos treinamentos de horário de trabalho coletivo (HTC). Durante o curso, os educadores também serão convidados a utilizar a metodologia de ciência cidadã e a colaboração coletiva nas escolas, por meio de testagem de um aplicativo desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para medidas pluviométricas, podendo assim colaborar com o Sistema de Proteção da Defesa Civil do município.

Segundo a coordenação da Defesa Civil de São José dos Campos, a inclusão de conteúdo sobre desastres naturais e áreas de risco no currículo das escolas municipais terá vários reflexos positivos, seja de imediato, seja para as gerações futuras. O representante da Defesa Civil pontuou ainda, que esse tipo de conhecimento por parte de professores e estudantes irá facilitar o trabalho de conscientização da população sobre como lidar com desastres naturais.

Extensão Gestão de Risco de Desastres

O projeto de extensão sobre gestão de risco de desastres para educadores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

 

Serviço:

Segundo módulo da formação “Gestão de Risco de Desastres”

Data: 16/08/2018

Horário: 14h às 16h30

Local: Cefe (Centro de Formação do Educador), Santana, região norte

 

Colaborou: Jornalista Wagner Matheus

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×