Alunos do ensino fundamental participam de simulação da ONU
Atualizado em 15/08/2018 - 11:36
Alunos do ensino fundamental participam de simulação da ONU
Durante o encontro, os estudantes aprenderam na prática os procedimentos e funcionamento de um debate - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Seguindo o mesmo formato dos comitês realizados pelas Organizações Unidas (ONU), com toda a vivência de chefes de Estado e delegações, alunos do 7° e 8º ano das 43 escolas de ensino fundamental do município puderam assumir o papel de diplomatas para negociar e solucionar conflitos.

O encontro é um preparativo para as atividades da SIEF (Simulação para o Ensino Fundamental) que será realizada entre os dias 11 e 13 de setembro no CEFE (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana, zona norte.

Durante o encontro, os estudantes aprenderam na prática os procedimentos e funcionamento de um debate, alguns termos muito usados durante os encontros da ONU como: correio diplomático, projeto de resolução, moção para debate não moderado e questão de ordem foram explicados aos alunos.

Para Sarah Ebran, aluno do 8º ano da escola municipal Professora Palmyra Sant'anna, Vila Industrial, região leste, o encontro é uma oportunidade para aprender sobre outras culturas e um incentivo para que surjam ideias que possam ajudar a planeta.

Vitória Souza, 8º ano, da escola municipal Profª Ana Berling Macedo, Alto da Ponte, região norte, fez questão de explicar que a animação da orientadora criou bastante expectativa para participar do evento, já para o Mateus Guimarães, aluno do 7º ano, da escola Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto, Santana, região norte, a SIEF é uma oportunidade para aprender como se posicionar em debates.

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, a simulação foi um sucesso, considerando a participação intensa dos alunos. Com o treinamento foi possível também observar alguns ajustes para que a Simulação ao ensino fundamental, realizada em setembro, atenda todas as expectativas. Durante a simulação, foi abordado um tema descontraído para que os alunos pudessem focar na passagem de regras.

Sobre o SIEF

A simulação voltada para alunos do 7º e 8º ano faz parte das atividades extracurriculares no ensino da rede municipal, os debates que envolvem professores, orientadores educacionais e mais de 80 alunos serão divididos em três grupos:
- ACNUR - (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados)
- PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)
- Imprensa (Equipe responsável pela cobertura dos encontros).O evento inédito para alunos do ensino fundamental, vai contar ainda com a participação voluntária de um aluno e dois professores do curso de direito de uma universidade de São José dos Campos, estudantes do ensino médio de um colégio particular da cidade que promoveram recentemente um evento no formato dos debates da ONU também vão atuar nas atividades.

Serviço: Treinamento para a Simulação do Ensino Fundamental
Data: 11 a 13 de setembro