Especialista conduz bate-papo sobre a arte da luteria na CC Lili Figureira
Atualizado em 14/08/2018 - 14:35
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Oficina de lutheria, oferecida pela Fundação Cultural por meio do Programa Arte nos Bairros - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O luthier Gustavo Terra, de São José dos Campos, conduzirá no dia 21, às 14h, na Casa de Cultura Lili Figureira, no Jardim Santo Onofre (região sudeste), um bate-papo sobre a arte da luteria. O especialista abordará as etapas da construção artesanal de violões, violas, violinos e outros instrumentos de corda, além da história desses equipamentos. O encontro é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a entrada é gratuita.

Gustavo Terra começou sua trajetória no ramo em 1999, em uma oficina de luteria da própria Fundação Cultural. “Desde então me apaixonei por essa arte. O som de um violão erudito bem tocado é incomparável. Por isso, pretendo destacar a fascinante riqueza harmônica desses instrumentos”, afirmou.

A luteria refere-se à construção e manutenção de instrumentos musicais, em particular os de cordas, feitos de madeira de maneira artesanal. Com a evolução dos instrumentos, os luthiers passaram a construir violões, violinos, violas e, recentemente, guitarras e baixos elétricos. Assim a palavra acabou adquirindo um significado genérico, aceito para identificar quem constrói instrumentos de sopro em madeira e cravos (fonte: http://www.luteria.ufpr.br/portal/).

 

Casa de Cultura Lili Figureira

Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre

(12) 3942-1005


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo