Aprovados no Pró-Estudo iniciam as aulas nesta quarta-feira
Atualizado em 14/08/2018 - 17:41
Vestibular do Pró-Estudo na Etep. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 22-07-2018
Vestibular do programa Pró-Estudo aconteceu no último 22 de julho - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

A próxima quarta-feira (15) promete ser especial para 435 estudantes de São José dos Campos. A data marca o início das aulas para os candidatos aprovados no Pró-Estudo, programa que oferece bolsas de ensino superior a quem não tem condições financeiras de pagar por cursos de nível universitário.

A lista final do vestibular foi divulgada na última sexta-feira (10). Os aprovados fizeram a confirmação da matrícula via internet.

As oportunidades são oferecidas por instituições que se credenciaram para trocar dívidas que possuem com o município por bolsas em cursos da modalidade presencial.

Para este segundo semestre, foram abertas 435 vagas na Faculdade Bilac e na Etep Faculdades, unidades Esplanada e Jardim Satélite. Outras 187 oportunidades estão garantidas para o primeiro semestre de 2019.

Os aprovados devem necessariamente morar em São José dos Campos há no mínimo um ano e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública. Se frequentou instituição particular, precisa ter sido na condição de bolsista integral.

O estudante precisa ainda ter renda familiar bruta inferior a três salários mínimos. Não foram considerados, para efeito do cálculo de renda, valores obtidos em serviços extraordinários, adicionais noturnos, gratificação de férias, rescisões de contrato e seguro desemprego.

O Pró-Estudo foi viabilizado pelo decreto 17.851, que regulamentou a lei complementar 601/2017, responsável por autorizar a Prefeitura a compensar créditos tributários, inscritos ou não em dívida ativa, mediante a concessão de bolsas de estudos em cursos presenciais de graduação.