Programa Meu Pet Feliz realiza primeiras castrações em cães e gatos
Atualizado em 13/08/2018 - 15:22
CCZ - Primeiro dia de Castração. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 13-08-2018
As castrações do programa Meu Pet Feliz começaram nesta segunda-feira no Centro de Controle de Zoonoses - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O programa Meu Pet Feliz realizou as primeiras castrações em cães e gatos nesta segunda-feira (13), no Centro Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através de uma clínica credenciada pela Prefeitura de São José dos Campos. Além da castração, o programa realiza a identificação destes animais, utilizando a microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Durante a primeira manhã de castração foram chamados oito tutores que se responsabilizaram em realizar os cuidados pré e pós-operatórios de seus animais para o prosseguimento do procedimento de castração pelo programa.

Entre os munícipes, estava Michele Duarte, 21 anos, tutora do cachorro Enzo, que não tinha interesse em que seu animal procriasse e viu na castração a oportunidade dele ter uma vida mais extensa e com saúde. “Procurei os valores em clínicas particulares e não tinha condições de arcar com o preço que me pediram”, afirmou.

A operadora de caixa Larissa Alvarenga, 22 anos, é apaixonada por animais, principalmente por gatos, e por viver em uma chácara com a família tem a possibilidade de adotar muitos animais. Com o início do Meu Pet Feliz ela conseguiu castrar os últimos dois gatos que tem posse responsável. “Nós adotamos vários gatos e cachorros, só na minha casa são 4 gatos e 6 cachorros”.

Uma das cachorrinhas que chamou a atenção por sua história foi Branca. A tutora Isabelle Guimarães relatou o abandono que seu pet sofreu com o seu antigo dono, enquanto estava prenha.

"Com o nascimento dos filhotes tentamos fazer uma vaquinha para providenciar a castração, mas foi com a abertura do Meu Pet Feliz que consegui me inscrever e trazer Branca para castração”.

As castrações continuam até o fim da semana e a expectativa para os primeiros 30 dias de programa é castrar e microchipar mais de 400 animais. As inscrições voltam a ser abertas pelo site da Prefeitura ao término das primeiras 1.500 castrações.

O programa Meu Pet Feliz, lançado no dia 8 de agosto, tem o objetivo de estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.