Empresa inicia instalação do canteiro de obras da Ponte Estaiada
Atualizado em 13/08/2018 - 18:05
Canteiro da ponte estaiada - Preparação do terreno para instalação do canteiro de obras da Ponte Estaiada (Arco da Inovação), às margens da Avenida Jorge Zarur (Vidoca). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 13-08-2018.
As máquinas estão fazendo o nivelamento do terreno onde serão instalados os containers - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

As máquinas começaram, nesta segunda-feira (13), a preparação do local para receber o canteiro de obras do Arco da Inovação. O nivelamento está está sendo realizado em terreno às margens da avenida Jorge Zarur (Vidoca), na região oeste de São José dos Campos.

Autorizada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a intervenção deve durar em torno de 20 dias. O serviço compreende terraplenagem da área, instalação de estrutura básica, levantamento de tapumes e montagem dos containers.

Após a execução do canteiro, a Queiroz Galvão continua com outros procedimentos da primeira fase, que compreende os trabalhos de topografia e sondagem, mobilização de equipamentos, mão de obra e fornecedores. Em seguida, será elaborado o projeto executivo da Ponte Estaiada.

A ligação viária entre as avenidas Jorge Zarur, São João e Cassiano Ricardo vai desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade. Serão benefícios aproximadamente 60 mil passageiros de 18 linhas de ônibus e 180 mil motoristas de todas as regiões.

Geração de empregos

Além disso, a obra vai movimentar a economia do município e gerar cerca de 250 empregos. Quem estiver interessado pode pode entregar currículo no PAT (praça Afonso Pena, 175, Centro) até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A empresa responsável pela obra fará as entrevistas e a seleção dos candidatos. Mais informações sobre as vagas pela Central 156.

Há vagas para trabalhadores de várias funções: ajudante, pedreiro, carpinteiro, montador de andaime, soldador, sinaleiro, motorista (veículo leve e pesado), eletricista, auxiliar de topografia, operador/motorista de Munck, operador (escavadeira e retroescavadeira), copeira e auxiliar de serviços gerais.

Arco da Inovação

A obra de arte da Ponte Estaiada terá dois viadutos na rotatória do Jardim Colinas. Em formato de X, os acessos terão comprimento de 267 metros (inferior) 349 metros (superior), com mastro central de 100 metros de altura. Projetada pelo engenheiro Catão Francisco Ribeiro, será a única do Brasil em arco e curva.

Financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o empreendimento tem custo de R$ 48,5 milhões. A previsão de entrega é de 14 meses após o início da construção.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

×