Alunos do ensino fundamental participam de debates sobre temáticas mundiais
Atualizado em 13/08/2018 - 21:09
volta as aulas
A iniciativa tem o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de diálogo, negociação e solução de conflitos - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta terça-feira (14), dois representantes de cada uma das 43 escolas de ensino fundamental de São José dos Campos vão participar de um treinamento com debates no mesmo formato dos comitês realizados pelas Organizações Unidas (ONU), com toda a vivência de chefes de Estado e delegações.

A ação faz parte dos preparativos para a SIEF (Simulação para o Ensino Fundamental) que será realizada entre os dias 11 e 13 de setembro no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana, zona norte.

A iniciativa tem o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de diálogo, negociação e solução de conflitos através do debate de temas globais, como aquecimento global, refugiados de guerra, economia mundial entre outros assuntos.

A simulação voltada para alunos do 7º e 8º ano faz parte das atividades extracurriculares no ensino da rede municipal, os debates que envolvem professores, orientadores educacionais e mais de 80 alunos serão divididos em três grupos:
. ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados)
. PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)
. Imprensa (Equipe responsável pela cobertura dos encontros)

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, essa é mais uma oportunidade de propiciar aos alunos da rede municipal de ensino momentos de debate sobre temáticas mundiais, auxiliando assim o desenvolvimento do pensamento crítico.

Treinamento para a Simulação do Ensino Fundamental
Data: 14/08/2018