Prefeitura instala 38 lâmpadas de LED em rua da zona leste
Atualizado em 10/08/2018 - 18:28
Implantação 38 lâmpadas  de Led  na rua Lindaura Aparecida Ferreira de Souza   no Residencial  Righi  10 08 2018
Lâmpadas de LED vão garantir mais segurança no Righi, na região leste - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida para a população, a Prefeitura de São José dos Campos concluiu nesta sexta-feira (10) os trabalhos de implantação de 38 luminárias de LED na rua Lindaura Aparecida Ferreira de Souza, que fica no Residencial Righi, na zona leste.

A pavimentação da via foi realizada em 2016 pela Administração anterior sem iluminação. Desde que assumiu, em janeiro de 2017, a atual Administração tem trabalhado para agilizar a solução deste problema.

A rua, que possui uma pista de caminhada muito utilizada pela população, já havia recebido em junho último 38 postes.

A instalação dos postes e das luminárias é uma reivindicação antiga da comunidade, já que este local foi entregue sem esta infraestrutura, o que colocava em risco a segurança dos moradores.

Mais segurança

No mês passado, já havia sido concluída a instalação de 111 luminárias de LED e 35 postes em bairros das zonas sul e leste onde também não havia iluminação.

Foram beneficiadas com a melhoria quatro ATIs (Academias da Terceira Idade) que funcionam em áreas verdes nos bairros Jardim Santa Inês 3, Chácaras Araújo, Parque Nova Esperança e Jardim Nova Flórida, todos na região leste.

A iluminação também foi implantada na Praça das Flores, no Residencial Campo Belo (leste), e em uma praça no Dom Pedro 1º, na zona sul (veja lista completa abaixo). Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Eficiência e economia

O serviço, coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, está sendo executado pelas empresas G Energy, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), e Mazza, Fregolente & Cia, de São Paulo (SP).

Os contratos somam R$ 447,4 mil. Como o valor referencial da licitação era de R$ 597,3 mil, a economia para os cofres públicos será de R$ 149,9 mil, com um desconto de 25%.

A medida integra o projeto de expansão da iluminação ornamental (em praças, parques, áreas verdes, etc). A partir de agora, todas as lâmpadas que forem implantadas nestes locais serão de LED, mais potentes e modernas.

Além de serem mais modernas, potentes e eficientes, contribuirão para a redução dos serviços de manutenção e reparos, gerando economia para os cofres públicos.

Serviços concluídos

. O que foi iluminado: Rua com pista de caminhada