Emef Maria Ofélia reinaugura sala de leitura com 1200 novos livros
Atualizado em 10/08/2018 - 18:45
EMEF Maria Ofélia, recebe a doação de 1200 livros, por meio de uma parceria com o empresa Monsato, para a sala de leitura. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 10-08-2018
O evento contou com teatro, depoimentos de alunos, apresentação de poemas, contação de história e uma carta de agradecimento formulada pelos alunos do 2º ano - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

“Hoje vejo minha filha na escola que eu sonhava estudar”, relembrando a época de colégio, o técnico de telecomunicações Cristiano de Souza Daniel, que também foi aluno da escola municipal Maria Ofélia Veneziana Pedrosa, no bairro Jardim Limoeiro, região oeste da cidade, assistiu com muito entusiasmo as apresentações que antecederam a entrega da nova sala de leitura.

O evento contou com teatro, depoimentos de alunos, apresentação de poemas, contação de história e uma carta de agradecimento formulada pelos alunos do 2º ano, para representantes do projeto Leitura no Campo e de uma empresa da região.

Totalmente reformulada, a sala de leitura recebeu 1.200 novos livros. O acervo é fruto de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, com o projeto Leitura no Campo, que tem realização da Rede Educare e patrocínio da iniciativa privada via Lei Rouanet e Ministério da Cultura.

Além dos novos livros, a biblioteca recebeu novo espaço de pintura, mesas e cadeiras com uma ambientação lúdica para acolhimento dos 420 alunos e 30 educadores que utilizam o local.

Viajando entre um título e outro, as alunas Isabelly de Oliveira, Giovana Ricieri e Vitória Messias, do 5º ano, fizeram questão de expressar a alegria em poder contar, a partir de agora, com mais opções para a leitura.

Segundo Izabelly, os alunos já tinham lido praticamente todos os livros da antiga sala, Giovana classificou o novo espaço como um privilégio e Vitória com um largo sorriso falou em alto e bom som “eu amo a sala de leitura”.

Empréstimo dos livros

O acompanhamento dos exemplares disponibilizados aos alunos será realizado pela escola por meio de um sistema disponibilizado pela rede Educare que gera relatórios sobre empréstimos, livros lidos e temas mais buscados.

Projeto Leitura no Campo

O projeto Leitura no Campo, que tem realização da Rede Educare busca a formação de novos leitores em comunidades com pouco acesso à literatura. Sua atuação prevê qualificação de bibliotecas comunitárias e complementação de acervo em bibliotecas de escolas, incluindo a revitalização dos espaços de leitura. O projeto conta também com livros em braile e audiolivros.

Em 2018, o Leitura no Campo tem como finalidade reestruturar 10 bibliotecas ou espaços de leitura já existentes no Brasil, tanto no que tange à adequação do espaço físico como a doação de acervos. Neste ano, o projeto impactará diretamente 5300 crianças e adolescentes moradores de cidades do interior de seis estados brasileiros.

Segundo Kátia Rocha, coordenadora do projeto Leitura no Campo, ações como a que ocorreu na escola escola municipal Maria Ofélia Veneziana Pedrosa, torna cada vez mais possível o sonho de transformar o Brasil em um país de leitores.