Pianista joseense mostra seu talento em dois projetos da FCCR
Atualizado em 09/08/2018 - 11:59
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Vitor Barbeiro participa de dois projetos da Fundação Cultural realizando três recitais - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O pianista joseense Vitor Barbeiro, ex-integrante do Coro Jovem de São José dos Campos, onde atuou como coralista e solista, participa de dois projetos da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, realizando recitais nos dias 17, 21 e 28 deste mês. As apresentações são abertas ao público, com classificação livre, e acontecem em três espaços da instituição.

O primeiro recital, batizado de Fantasia e Canção, será no Museu Municipal, dia 17, às 20h, pelo Projeto Música no Museu. Os dois seguintes acontecem no Centro da Juventude (21), às 15h, e na Casa de Cultura Cine Santana (28), às 20h, pelo Projeto Concertos Didáticos. “Ser músico é minha vocação e eu espero que as pessoas se sensibilizem com a música”, enfatizou Vitor, sobre sua expectativa para as apresentações.

O recital do Museu Municipal terá duas partes: na primeira Vitor Barbeiro executará peças barrocas ao piano e na segunda terá a presença de dois cantores convidados, que apresentarão peças da música erudita brasileira. Já nos recitais didáticos, o músico executará sozinho apenas peças barrocas, intercalando as apresentações com explicações sobre alguns aspectos da composição.

“As diferenças e semelhanças de cada composição serão destacadas levando em consideração aspectos como harmonia, construção formal (dança), acentuação, articulação, exploração dos registros do teclado, uso de imagens extramusicais, cadências, quebra de processos tradicionais, entre outros”, explicou Vitor Barbeiro.

Perfil

Vitor Barbero iniciou seus estudos ao piano pelo Coro Jovem de São José dos Campos, onde pode se apresentar como coralista e solista. Concluiu seu bacharelado em regência pela Unesp, onde teve seu concerto final premiado. Recentemente foi aprovado em três conservatórios europeus: Escola Superior de Música de Genebra (Suíça), Conservatório Real de Haia (Holanda) e Conservatório Real de Bruxelas (Bélgica).

Museu Municipal

Praça Afonso Pena, 29 – Centro