Na semana do pedestre, ações educativas e travessias elevadas ressaltam a segurança
Atualizado em 08/08/2018 - 20:08
Palestra
Travessias elevadas ressaltam a preferência do pedestre e proporcionam mais segurança para quem circula a pé pela cidade - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Atravessar em segurança é o assunto da semana para a equipe de Educação para Mobilidade, da Prefeitura de São José dos Campos. As ações estão sendo realizadas nas faixas de pedestre da região central da cidade para orientar as pessoas sobre a importância de procurar locais adequados para fazer a travessia, além de respeitar a sinalização como forma de evitar acidentes. As abordagens tiveram início nesta quarta-feira (8) e prosseguem durante todo o mês.

A implantação das travessias elevadas tem a função de diminuir a velocidade dos veículos e proporcionar mais segurança aos pedestres para atravessar a rua. Instaladas em áreas de grande circulação de pessoas, as travessias sinalizam a preferência do pedestre, além de permitirem a passagem em nível, o que facilita o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida, idosas e pessoas com carrinhos de bebê.

A utilização deste modelo de faixas teve início, em São José dos Campos, no ano de 2009. Desde então, o município já implantou 103 travessias elevadas, sendo 16 delas em 2017 e 13 já concluídas em 2018, contemplando todas as regiões.

Nesta semana, estão sendo implantadas duas novas travessias na avenida Benedito Bento, no bairro Jardim Morumbi, região sul. Para este ano ainda estão previstas outras 12 novas travessias, que vão totalizar 27 até o mês de dezembro.

Legislação

Conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (artigo 70, cap. IV), os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições do Código.

Estatística

De acordo com informações do Infosiga, banco de dados do Governo do Estado de São Paulo sobre óbitos no trânsito, 2 pessoas (13%) morreram atropeladas as ruas de São José dos Campos no primeiro semestre de 2018. Em 2017 foram 7 (50%) no mesmo período.

Travessias a implantar:

Praça Cassiano Ricardo – Jardim das Indústrias
Praça Ulisses Guimarães x Avenida Tubarão – Jardim das Indústrias
Avenida Adonias da Silva (sentido centro) – Campo dos Alemães
Avenida Adonias da Silva (sentido bairro) – Campo dos Alemães
Avenida Eliane Barbiere Soares (sentido centro) – Jardim Morumbi
Avenida Eliane Barbiere Soares (sentido bairro) – Jardim Morumbi
Rua Turuaçu – Parque Industrial
Rua Santarém – Parque Industrial
Rua Claudino Prisco – Vila Cristina
Rua São Luiz Gonzaga – Vila Carmo
Rua Waldelírio de Castro – Residencial Righi