Centro de Formação do Educador é referência para treinamentos em São José
Atualizado em 08/08/2018 - 17:03
CEFE
CEFE - Foto: Beto Faria/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Com seis anos de história, o Cefe (Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua) é referência quando o assunto é interação, comunicação e cooperação entre educadores. Localizado na região norte de São José dos Campos, o espaço também recebe feira e exposições.

Coordenado pela Secretaria de Educação e Cidadania, o complexo com 14 mil metros de área construída é utilizado para formação, aperfeiçoamento e intercâmbio de professores e especialistas da rede de ensino.

Em 2017, o espaço recebeu cerca de 2.700 agendamentos que resultou no treinamento de mais de 230 mil educadores. Já no primeiro semestre deste ano, o Cefe contabiliza mais de 300 mil atividades de capacitação.

Desde a inauguração, em 2012, o Centro de Formação recebeu importantes eventos como a Feira do Jovem Empreendedor Joseense, entrega da Matriz Curricular para o ensino fundamental da rede de ensino municipal, 1º Simpósio Internacional de Educação, exposição de arte, com coletânea de obras do artista paraense Guataçara Monteiro, entre outros.

No ano passado, o espaço recebeu o 1º Fórum de Educação, o Empreende, Science Day, e um Campeonato de Robótica.

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, os treinamentos e cursos oferecido no Cefe contribuem muito na preparação e qualificação dos educadores. Mais do que um Centro de Formação, o espaço serve também como um ponto para trocas de conhecimentos e os reflexos dessas experiências contribuem com os trabalhos realizados por toda a equipe de educadores da rede.

Estrutura

O Cefe conta com dois pavimentos e um subsolo, espaços preparados para receber feiras, conferências e exposições, 20 salas de estudos e reuniões, laboratório de informática, ginástica laboral, reprografia e processamento de dados, espaço para acervo audiovisual, dois estúdios para edição, dois auditórios, sendo o principal com capacidade para 350 pessoas, refeitório, estacionamento com 360 vagas e anfiteatro com capacidade para mil pessoas.

Universidade Aberta do Brasil

O Centro de Formação do Educador também mantém um polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A instituição de ensino é uma iniciativa do Ministério da Educação e representa uma rede nacional com o foco na educação superior a distância.

Os cursos de graduação e pós-graduação a distância, oferecidos pela UAB em parceria com a Prefeitura, são gratuitos e os certificados de conclusão reconhecidos com a mesma validade do diploma de um curso presencial superior tradicional.

Serviço

Endereço: Avenida Olivo Gomes, 250, Santana
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 22
Telefone: (12) 3904-2900


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×