Em 18 meses, serviço de tapa-buracos da Prefeitura recupera 137,8 mil m²
Atualizado em 06/08/2018 - 16:38
Operação tapa-buraco na estrada principal do Recanto dos Tamoios (zona sudeste). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 12-08-2018
Tapa-buraco em via com antipoeira no Recanto dos Tamoios, na região sudeste - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego e garantir mais segurança a motoristas, motociclistas e ciclistas, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou e ampliou as operações tapa-buraco em todas as regiões da cidade no primeiro semestre deste ano.

De janeiro a junho, o serviço abrangeu uma área de 51.146 metros quadrados, um aumento de 11,5% na comparação com o mesmo período de 2017, quando o total chegou a 45.879 metros quadrados.

No primeiro semestre de 2018, foram tapados 9.787 buracos contra 11.191 do mesmo período do ano anterior. No ano passado inteiro, foram 86.707,46 metro quadrados de buracos tapados

A redução, neste caso, se explica pela melhoria do asfalto com as operações tapa-buraco realizadas em 2017, o que contribuiu para que fossem necessárias menos manutenções.

Outro fator que explica o aumento da área abrangida, e ao mesmo tempo a redução da quantidade de buracos tapados, é que em 2018 a Prefeitura estendeu o serviço para vias e estradas onde há revestimento antipoeira aplicado pela Administração anterior.

Nestes casos, há menor quantidade de buracos, mas maior área a ser recuperada já que os buracos existentes são mais extensos e o serviço precisa ser mais especializado.

Chuva

Desde a semana passada, também tem sido realizado um serviço emergencial com o objetivo de tapar buracos abertos pelas chuvas em alguns dos principais corredores de ônibus de São José.

Na zona sul, o trabalho foi executado nas avenidas George Eastman, João Batista de Souza Soares e Fortaleza e nas ruas George Williams e José Cobra.

Na região leste, as operações tapa-buraco foram realizadas nas Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Pedro Friggi, enquanto na zona oeste contemplou as avenidas dos Astronautas e Brigadeiro Faria Lima e a Estrada Municipal Glaudiston Pereira de Oliveira.

Na região oeste, foram tapados buracos nas avenidas Corifeu de Azevedo Marques, Possidônio José de Freitas, Lineu de Moura e Shishima Hifumi. Na zona norte, a lista inclui as avenidas Pico das Agulhas Negras, Rui Barbosa e Princesa Isabel, entre outras vias.

Antipoeira

Em outra frente de atuação, a Prefeitura iniciou neste ano operações tapa-buraco em ruas, avenidas e estradas municipais com revestimento antipoeira com o objetivo de garantir mais segurança para os motoristas e diminuir os transtornos para a população.

Desde fevereiro último, já foram recuperados 55 km, metade do total aplicado pela Administração anterior.

O plano contingencial para agilizar a correção das imperfeições envolve as secretarias de Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade e Gestão Habitacional e Obras.

Enquanto se resolve a questão judicial com a empresa Best Transportes e Construções Ltda, do Pará, as equipes de pavimentação da Secretaria de Manutenção da Cidade estão executando operações tapa-buraco nas vias mais comprometidas de bairros de todas as regiões.

Serviço ampliado

Os bons resultados se devem à intensificação do trabalho em todas as regiões de São José dos Campos desde o início da atual Gestão.

Em 2017, a Prefeitura tapou um total de 20.582 buracos.

Os números se referem aos atendimentos de solicitações feitas por munícipes por meio da Central 156. O serviço também é executado após vistorias realizadas diariamente pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

De segunda a sexta-feira, três equipes realizam operações tapa-buracos nos bairros, sempre das 7h às 16h50.

A Prefeitura realiza ainda reparos e terraplenagem em vias não pavimentadas.

Em casos de chuva, o serviço é reprogramado.

Operações tapa-buraco

Total:

Buracos tapados: 9.787

Área abrangida (em m²): 51.146,76

Veja os bairros beneficiados esta semana

6 de agosto - Segunda-feira

10 de agosto - Sexta-feira
Jardim Majestic (antipoeira)

Zona Norte
Mirante do Buquirinha (antipoeira)

- Em caso de chuva, o serviço pode ser reprogramado

- Programação é elaborada com base nos pedidos de munícipes pela Central 156 e vistorias técnicas