Prefeitura promove Semana de Conscientização sobre as Hepatites
Atualizado em 06/08/2018 - 16:31
Fachada UES  23 02 2018
O ambulatório de hepatite funciona na Unidade de Especialidade de Saúde: testes rápidos à disposição da população - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove na próxima semana, de 6 a 10 de agosto, a “Semana Amarela” que visa conscientizar a população sobre as Hepatites Virais (B e C). Todas as unidades de saúde realizarão a entrega de material educativo e estarão mobilizadas para realizar a testagem rápida para estas doenças.

Além da ação nas unidades de saúde, está programado um seminário na quarta-feira (8), nos períodos da manhã e tarde, destinado a profissionais de saúde da rede pública e privada do município (veja programação abaixo).

A campanha tem o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida das pessoas. As ações educativas e o teste rápido serão intensificados nas unidades básicas de saúde, na Unidade de Especialidades e no Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI), que fica na rua Amin Assad 200, Jardim São Dimas.

Os usuários da rede receberão aconselhamento antes e depois do exame. Em caso positivo, o paciente será encaminhado para tratamento no ambulatório de hepatites, que funciona junto à Unidade de Especialidades (UES) da Secretaria de Saúde, na avenida Madre Tereza, 449, na região centro.

As doenças

Dia 24 de julho foi o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites. As hepatites virais são doenças silenciosas, provocadas por diferentes tipos de vírus (A, B, C, D, E) que prejudicam o fígado, com características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas, com diferentes vias de transmissão e em alguns casos, com sinais e sintomas manifestos décadas após o contágio.

A Hepatite C é a responsável pela maior parte dos óbitos por hepatites virais em nosso país e representa a 3ª maior causa de transplante hepático.

Para se prevenir é recomendado o uso de preservativos e a administração de 3 doses da vacina de Hepatite B. Para Hepatite C não existe vacina. Outra forma de prevenção é não compartilhar material de uso pessoal, como alicates de cutícula, lâminas de barbear, escova de dente, entre outros.

Os testes para Hepatites B e C estão disponíveis nos serviços de saúde para todas as pessoas. O teste para Hepatite C é recomendado, sobretudo, para quem tem mais de 40 anos, pois pode ter havido exposição ao vírus na juventude.

O uso de drogas também está relacionado à transmissão das Hepatites e outras doenças. Tatuagens e piercings só devem ser feitos em locais autorizados e é necessário que todo o material utilizado seja esterilizado ou descartável. As Hepatites B e C têm tratamento gratuito no SUS.

Casos

São José dos Campos registrou nos primeiros seis meses deste ano 42 casos de Hepatite B e 62 de Hepatite C. Durante todo o ano de 2017, foram registrados 158 casos de Hepatite B e 190 de Hepatite C.

SEMINÁRIO HEPATITES VIRAIS

Data: 8 de agosto
Horário: 8h às 12h / 13h às 17h
Local: Câmara Municipal