Prefeitura inicia preparativos para o Empreende 2018
Atualizado em 03/08/2018 - 18:48
Reunião de Preparativos da Empreende 2018   03 08 2018
Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para a edição deste ano do evento, que acontece entre os dias 20 e 23 de novembro, no Cefe. - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, realizou nesta sexta-feira (3), a reunião de apresentação e planejamento do Empreende 2018 para cerca de 60 educadores da equipe técnica. Em torno de 10 mil pessoas são esperadas para a edição deste ano, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro, no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana (região norte).

Durante a reunião, a equipe organizadora recebeu de forma lúdica as demandas para o evento. Com o tema "Inovar para Transformar", a feira terá estandes de 43 escolas municipais. Os alunos da rede municipal visitantes têm entre 5 e 14 anos de idade.

Além de visitar os estandes, os estudantes poderão interagir com jogos de empreendedorismo e equipamentos científicos, entre outras atrações.

O Empreende tem por objetivo apresentar os trabalhos de empreendedorismo desenvolvidos ao longo do ano letivo, nas aulas de Educação Empreendedora e nas oficinas do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora).

Pedagogia dos Sonhos

Neste ano, uma novidade do Empreende é a participação de alunos da Educação infantil da rede por meio do projeto Pedagogia dos Sonhos. O projeto trabalha, de forma lúdica e didática, lições de empreendedorismo com as crianças de 4 a 5 anos. 

A Pedagogia dos Sonhos permite o trabalho dos valores humanos e das características empreendedoras com as crianças, despertando nelas a capacidade de sonhar, contribuindo na formação do caráter de cidadãos íntegros oferecendo mais qualidade de vida.

Experiência prática

As aulas relacionadas ao Empreende 2018 fazem parte da disciplina de Enriquecimento Curricular, coordenada pelo Cedemp para os alunos do 6º ao 9º ano. A educação empreendedora acontece desde o início do ano letivo e aborda temas como criatividade e inovação.

Os estudantes desenvolvem valores como o trabalho em equipe, disciplina e comprometimento. O trabalho vai de encontro à missão das escolas municipais de formar cidadãos com escolhas responsáveis e visão empreendedora em todos os segmentos da vida.

“No primeiro semestre, as crianças tiveram uma oficina sobre criatividade e inovação, onde abordamos o tema do comportamento empreendedor. Trabalhamos também as novas ideias para o projeto deste ano. Já no segundo semestre, começamos com o projeto de jogos coletivos, na sequência teremos o clico de aprendizagem vivencial. A finalidade do jogo é trabalhar os comportamentos empreendedores e os preparar para o Empreende 2018”, explicou a professora Poliana Ferracioli, do Cedemp.

Para Maria Clara Simões, de 15 anos, aluna do 9º ano da Emef Ana Berling, no Alto da Ponte (região norte), as aulas de Empreendedorismo ajudam no cotidiano.

“Aprendemos sobre cooperação e a não sermos individualistas, como funciona uma empresa, formas de trabalhar em grupo para chegar em um resultado mais eficaz e preciso. Para a feira deste ano, vamos trabalhar em um projeto de jogo, está sendo muito legal participar das aulas e aprender mais sobre o empreendedorismo”, disse.

Empreende 2017

O Empreende foi retomado em 2017 e recebeu cerca de 3.700 pessoas nos dias 9 e 10 de novembro, no Cefe. Na ocasião, foram expostos 149 trabalhos desenvolvidos pela rede municipal.

Ao todo, 18 trabalhos foram premiados com medalhas e troféu pelo 1º, 2º e 3º lugar em cada categoria, de acordo com a faixa etária dos alunos e os temas aprendidos em sala de aula durante o ano.

Os projetos foram avaliados por uma banca composta por profissionais da Secretaria de Educação e Cidadania e parceiros da Prefeitura.

Serviço:

Abertura oficial: 20/11 (terça-feira), às 19h

De 21 a 23/11, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania