Câmara aprova lei que transforma UBS Resolve em programa permanente
Atualizado em 03/08/2018 - 18:15
Entrega da UBS Resolve no Jardim das Indústrias. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 31-07-2018
Com o programa UBS Resolve, a coleta de exames laboratoriais passaram a ser realizados na própria unidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou projeto de lei que autoriza a Prefeitura a reestruturar o Programa UBS Resolve como legítima atividade programática de saúde, com inserção técnica nos sistemas orçamentário, financeiro e organizacional público. Na prática, o modelo passa a ser um programa permanente da Prefeitura.

O UBS Resolve consiste numa proposta de reorganização da assistência na Atenção Básica de São José dos Campos, tendo como objetivos principais a ampliação e qualificação do acesso dos usuários aos serviços ofertados.

Dentro das ações, destacam-se a introdução de novos postos de coleta de exames laboratoriais nas UBS, o novo sistema de acolhimento por parte da enfermagem (que classifica a priorização das consultas médicas), realização de treinamentos e capacitações das equipes de saúde, a adoção de novos protocolos de assistência médica e para solicitação de exames laboratoriais, a mudança estratégica do espaço físico para a sala da gerência da UBS (localizada junto à recepção para melhorar o atendimento) e a disponibilização de agendas abertas todos os dias para marcação de consultas, melhorando a acessibilidade e livre demanda.

A UBS do Jardim das Indústrias foi a 15ª Unidade Básica de Saúde de São José dos Campos a trabalhar dentro deste conceito de atenção básica implantado pela Prefeitura.

A próxima será a UBS Santa Inês, no dia 30 de agosto. Até o final desta Administração, a meta é introduzir este conceito nas 40 unidades básicas do município.

Uma pesquisa encomendada pela Prefeitura e realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) no ano passado, revelou que o programa UBS Resolve tem a aprovação de 95% dos usuários da rede de saúde de São José dos Campos.

Unidades onde o UBS Resolve já está presente

• Eugênio de Melo (Leste)
  • Jardim São José 2 (Leste)
  • Residencial União (Sul)