Programa Party conscientiza estudantes de medicina sobre riscos no trânsito
Atualizado em 02/08/2018 - 16:27
Mobilidade Urbana
O Party São José dos Campos já abordou mais de 500 jovens desde o lançamento em junho de 2017 - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, na Vila Industrial, região leste, recebeu mais uma ação do projeto Party Brasil, que tem como objetivo conscientizar jovens sobre a importância do comportamento seguro no trânsito. Durante o encontro realizado na tarde desta quarta-feira (1º), 48 alunos da Humanitas - Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos assistiram às palestras sobre as consequências de escolhas irresponsáveis.

O projeto promove um bate papo com profissionais de Saúde e Mobilidade Urbana da Prefeitura, Polícia Militar, por meio do programa Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Bombeiros, polícias rodoviárias Federal e Estadual, buscando conscientizar jovens do ensino médio e superior sobre os riscos de escolhas irresponsáveis no trânsito e as consequências.

Além das palestras, os estudantes também participam de visitas à área de atendimento do Hospital Municipal e ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro, onde podem vivenciar as consequências de um acidente de trânsito com vítimas em tratamento.

No final da atividade, os alunos ainda presenciam o depoimento de um jovem, vítima de acidente de trânsito, que hoje vive em uma cadeira de rodas em função das lesões consequentes de um acidente de trânsito.

Estatística

No primeiro semestre de 2018, 15 pessoas morreram nas vias municipais de São José dos Campos em decorrência de acidentes de trânsito, destes 8 (54%) tinham entre 18 e 34 anos. Em 2017, as principais vítimas foram os idosos, que representaram 57% dos óbitos nos primeiros seis meses.

O programa

O Party é uma ação da Secretaria de Mobilidade Urbana juntamente com outras instituições como o Hospital Municipal, Polícia Militar, por meio do programa Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), do Corpo de Bombeiros, da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da PRE (Polícia Rodoviária Estadual).

O programa Party surgiu no Canadá há mais de 30 anos e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A partir daí se expandiu para outras duas cidades paulistas, como Sorocaba e Campinas, além de Vitória (ES). Em 2013, o programa tornou-se Party Brasil, vinculado à Sbait (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 500 estudantes, entre 16 e 18 anos, em 14 encontros. Escolas públicas e particulares de São José dos Campos, além dos estudantes de medicina já  foram contempladas pelas ações coordenadas pela Prefeitura.