Profissionais da saúde participam de seminário sobre aleitamento materno
Atualizado em 02/08/2018 - 16:04
Saúde
Cerca de 100 profissionais de saúde participaram do seminário de aleitamento materno no Cefe - Foto: PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

A importância do aleitamento materno para os bebês nos primeiros meses de vida foi o tema central do seminário promovido pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (2), em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno.

O encontro realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador) reuniu cerca de 100 profissionais de saúde que trabalham na rede de atenção básica e maternidades públicas e privadas do município.

A pediatra Andrea Penha Fernandes, coordenadora do Centro de Referência em Banco de Leite Humano da Grande São Paulo, discorreu sobre dois temas: “Ordenha Beira Leite” e “Arboviroses e Aleitamento Materno”.

Já a fonoaudióloga Maria Teresa Sanches, pesquisadora do Instituto de Saúde do Estado, abordou o tema “Disfunções Orais na Amamentação e uso de bicos artificiais”. Após as palestras, houve discussões sobre os temas.

Além de abordar a importância do aleitamento materno, o seminário teve o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais que estão envolvidos diretamente com o atendimento das lactantes.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada há 26 anos em mais de 150 países na primeira semana de agosto. Nesta edição, o tema proposto pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação foi "Aleitamento Materno: a base da vida", que sintetiza a importância vital da amamentação.

A promoção do aleitamento materno consiste na principal ferramenta de prevenção de doenças na infância e na idade adulta, garante adequado crescimento e desenvolvimentos físico, mental e emocional para a criança e previne doenças maternas, sendo a forma mais sustentável e segura para alimentação dos bebês.

Em São José dos Campos, o Banco de Leite Humano que funciona no Hospital Municipal atende bebês internados no próprio local e em outras unidades neonatais da região. Já o Projeto Casulo auxilia as mães com dificuldades de amamentação e realiza ações de promoção ao aleitamento materno.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde