Prefeitura promove Seminário de Gestão para diretores de escolas
Atualizado em 11/04/2023 - 09:49
Seminário de gestão para cerca de 200 Profissionais da Educação 01 08 2018
O evento, que reuniu cerca de 200 profissionais da rede municipal de Educação, integra o Programa de Formação Continuada - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, realizou nesta quarta-feira (1) um Seminário de Gestão para diretores e assistentes de direção de todas as escolas municipais e diretores de entidades parceiras e equipe técnica da Secretaria. Cerca de 200 pessoas participam do evento, que integra o Programa de Formação Continuada e é realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte. 

O objetivo do Seminário é proporcionar um espaço para formação do gestor nas áreas pertinentes a administração escolar, oferecendo palestras com profissionais renomados e fomentando reflexões sobre o processo de gestão escolar.

Para isto, três palestrantes foram convidados. No período da manhã, Kleber Alexandre Balsanelli, advogado da União (AGU) e procurador chefe da União no Vale do Paraíba e Litoral Norte, com experiência de mais de 20 anos em gestão pública, palestrou sobre improbidade administrativa. De forma didática, com exemplos atuais e integração com o público, Balsanelli abordou também o conceito de honestidade.

“A experiência hoje foi muito interessante porque a gente consegue, de um outro ponto, do lado de quem faz o controle, orientar os gestores para que o pessoal de bem possa trabalhar com mais tranquilidade. Acho que isto é o fundamental: se valer da nossa experiência para dar mais orientação para o gestor de escola poder trabalhar”, disse.

De toda explanação feita, o promotor chefe da União no Vale do Paraíba e região, destacou três pontos como primordiais aos gestores de escolas. “A primeira coisa é uma informação geral, muitas vezes o nosso conceito de improbidade administrativa é diferente do conceito legal, então, precisamos sempre checar isto e tomar cuidado. Outra questão importante é sempre que for tomar uma decisão fundamentá-la, para resguardar a decisão como diretor da escola, permitir que a escola não seja apontada como irregular e garantir a tranquilidade do ambiente escolar. E, terceiro, é algo que a Secretaria de Educação e Cidadania está fazendo que é buscar uma formação permanente nesta área, para que tenham tranquilidade e clareza na tomada de decisões”, destacou o procurador.

No período da tarde, o Seminário recebe outros dois especialistas, professore e mestre Lincoln Augusto Taddeo Firoozmand e Paulo Vicente Kretly, que irão falar sobre Avaliação de Desempenho de equipes, Avaliação de desempenho na Educação, eficácia profissional, entre outros temas.

O evento será encerrado com a palestra “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, fundamentada no best-seller homônimo que tem ajudado pessoas e empresas a atingirem resultados superiores sustentáveis ao desenvolver indivíduos e líderes mais eficazes.

Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, o Seminário de Gestão faz parte da Educação Continuada, mais uma das iniciativas da Secretaria que  oportuniza aos gestores da rede municipal de ensino momentos de estudo e reflexão para otimizarem a gestão das unidades escolares. 

Formação Continuada

O Programa de Formação Continuada abrange também encontros de formação para os professores afim de valorizá-los e elevar a qualidade de ensino oferecida a todos os alunos das escolas municipais. 

No primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Educação e Cidadania já realizou cerca de 15 eventos de formação, como: Seminário de Educação Especial, Seminário de Alfabetização, palestras com especialistas renomados, entre outros. 

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, estas formações de educadores propiciam estudo e aprofundamento de temáticas pedagógicas inovadoras, o que contribui diretamente para oferecer experiências significativas a todos os alunos.

Sobre os palestrantes

Kleber Alexandre Balsanelli

Palestra: “Improbidade Administrativa – Gestão da Honestidade: Medo e Liberdade”

- Advogado da União da AGU, ocupa o cargo de Procurador Chefe da União no Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo;

- Especialista em Gestão Pública pela FGV, foi Corregedor-Geral Adjunto da Controladoria-Geral da União e Corregedor-Auxiliar da Advocacia-Geral da União;

- Professor nas áreas de Ética e Responsabilização Disciplinar, com atuação internacional pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores;

- Atua como professor em cursos de pós-graduação nas áreas de controle e gestão pública.

 

Prof. Me. Lincoln Augusto Taddeo Firoozmand

Palestra: “Avaliação de Desempenho de equipe: as melhores práticas para grandes resultados”

- Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas, mestre em Planejamento Urbano e especialista em Administração de Recursos Humanos, com licenciatura em História;

- Coordenador dos cursos de Pós graduação da FAAP Administração de Empresas: Inteligência Estratégica e Gestão de Pessoas: Desenvolvimento Estratégico de Capital Humano;

- CEO Head of People da LAT&F Consultoria e Treinamento de Luxo, consultoria internacional especializada em educação corporativa no Brasil e em países da América Latina, sendo responsável pela formação de mais de 12000 profissionais.

 

Paulo Vicente Kretly

Palestra: “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”

- CEO da FranklinCovey Brasil;

- Possui especialização em administração e marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA nos Estados Unidos, com especialização em Marketing, pela Hawthorne University Salt Lake City Utah;

- Atuou como gerente-geral e diretor de marketing em várias empresas multinacionais como: Novell Inc./WordPerfect Corp e IBM, nas quais adquiriu experiência na área;

- Atualmente é o presidente da FranklinCovey Brasil, sendo responsável por toda a operação da empresa no Brasil e em Moçambique;

- Professor do MBA em tópicos avançados de liderança na FranklinCovey Business School;

- Reconhecido como palestrante nas áreas de liderança, administração do tempo, legado, gestão e produtividade pessoal e interpessoal;

- Autor de livros com 25 anos de experiência em trabalhos voluntários contínuos no Brasil, Estados Unidos e no continente africano.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×