Alunos de 30 escolas municipais participam da 3ª fase dos Jogos Escolares
Atualizado em 01/08/2018 - 15:13
Futsal feminino - 3ª etapa Jogos Escolares
As disputas de futsal, feminino e masculino, tiveram início nesta semana e seguem até a próxima sexta-feira (3), em quatro poliesportivos - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta semana começou a terceira etapa da 31ª edição dos Jogos Escolares da rede municipal de ensino de São José dos Campos. As disputas de futsal seguem até a próxima sexta-feira (3) e acontecem em quatro poliesportivos da cidade. Mais de 5.700 estudantes devem participar das atividades esportivas durante todo o ano letivo.

O ginásio esportivo da Vila Maria, localizado na região central da cidade, recebeu os jogos de futsal feminino das escolas Emef Profº Hélio Augusto de Souza, Emef Possidônio José de Freitas, Emef Profª Maria Antonieta Payar e Emef Profª Lúcia Pereira Rodrigues.

Os times de futsal são formados por cerca de 850 alunos, nas categorias sub-13 e sub-15, que representam 30 escolas municipais. Além da competição, os jogos contribuem na interação entre alunos e prática de trabalho em equipe, união, respeito, entre outros valores.

Segundo a professora Juliana José Cardoso, que acompanhou as alunas da Emef Profª Maria Antonieta Ferrreira Payar, do Residencial Pinheirinho dos Palmares, esse é o grande espírito do torneio. “Eu vejo o esporte como a oportunidade de ter um futuro melhor, o objetivo maior da competição nem é que elas sejam campeãs, o primordial é a participação, é esse contato com o outro, sair do ambiente da escola e jogar em outros lugares, ter essa oportunidade. O esporte precisa ser visto como uma forma de cooperação entre os alunos. Muito mais importante do que ganhar medalha é a participação”, disse.

Pensando no esporte como uma opção de futuro para as garotas, o professor de Educação Física, Jailson Sant’Ana, que acompanhou os alunos da Emef Profº Hélio Augusto de Souza, do Jardim Valparaíba (região leste), destaca sobre o empenho do time.

“Participar acompanhando as meninas do futsal está sendo uma experiência excelente, elas estão se esforçando muito. Treinamos durante as aulas de Educação Física e desde então eu percebi o empenho delas para suprir as necessidades do jogo. Gostaria de continuar com esse trabalho mais voltado para o futsal, para que elas possam ter o esporte como uma alternativa no futuro”, disse.

Incentivo e sonho

A aluna do 7º Emef Prof. Hélio Augusto de Souza, Gabrielle Vitória, 13 anos, tem os Jogos Escolares como inspiração e incentivo, pois sonha ser jogadora profissional no futuro.

“Quando eu era criança, via meu tio acompanhando partidas de futebol pela televisão, aí comecei a acompanhar junto com ele. O que mais chamava minha atenção era a agilidade dos jogadores, isso me inspirou a procurar o esporte. Comecei jogando basquete, mas vi que não era o que eu mais gostava, foi aí que eu encontrei o futsal, este ano. Está sendo incrível participar dos jogos como goleira do meu time, sinto que meu sonho de ser jogadora profissional fica mais próximo da realidade”, afirmou.

As jogadoras da Emef Profª Maria Antonieta Payar ficaram bem confiantes após a vitória do time nesta terça-feira (31). A aIuna do 7º ano, Raissa Silva, de 13 anos, que marcou dois gols na partida destaca sobre o diferencial do time para ter ganhado o jogo.

“Estou achando muito legal participar dos Jogos, ano passado também participei, ganhamos alguns. Consegui fazer dois gols, nosso time está muito unido, é formado por amigas, acredito que isso nos ajudou a ganhar a partida e vai nos ajudar a ganhar outras. Não pretendo ser jogadora profissional, levo mais como um hobby, é a modalidade que mais gosto de jogar nas aulas de Educação Física”, disse.

Sobre os Jogos

As ações da rede de ensino municipal beneficiam mais de 5.700 estudantes em diversas modalidades esportivas e envolvem 41 escolas municipais.

Os Jogos Escolares são uma forma de incentivar a interação entre alunos e proporcionar aos estudantes diversas modalidades esportivas em ambiente seguro e com a orientação de profissionais de Educação Física.

Através das práticas esportivas, as equipes de alunos vivenciam valores da formação humana como: solidariedade, cooperação, integridade, união e criatividade, além de bons hábitos em prol da qualidade de vida.

Programação

Quinta-feira (2) - A partir das 8h

Torneio Futsal masculino – sub-15 e Torneio Futsal feminino – sub-15

Locais: Poliesportivo do Vale do Sol, Ginásio de esportes do Novo Horizonte, Ginásio de esportes da Vila Maria e Poliesportivo do Altos de Santana

 

Sexta-feira (3) - A partir das 8h

2ª Fase Futsal feminino – sub-13 e Futsal feminino – sub-15

Locais: Poliesportivo da Vila Tesouro e Poliesportivo do Vale do Sol


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania