Nas vésperas do feriado, ações educativas orientam motoristas
Atualizado em 05/07/2018 - 11:28
Campanha de conscientização
#PorMaisSorrisos é a campanha da Lei Seca que orienta sobre os riscos de beber e dirigir - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Nunca dirigir depois de ingerir bebida alcoólica, fazer a revisão do veículo antes de pegar a estrada, assim como respeitar as leis de trânsito foram as orientações passadas pela equipe de educação para mobilidade da Prefeitura de São José dos Campos, durante a sexta-feira (27). Dentro da cidade ou na rodovia, a melhor dica para evitar acidentes é se comportar de forma adequada no trânsito.

Em um bar da região central, Corpo de Bombeiros, Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e agentes de trânsito da Prefeitura levaram a conta que traz os custos de um acidente de trânsito para conscientizar os condutores sobre as consequências de beber e dirigir. Os profissionais chegaram uniformizados e com as respectivas viaturas chamando a atenção dos presentes. A ação integra o programa Lei Seca, que entre outras abordagens realiza blitze semanais em parceria com as polícias Militar, Rodoviária Estadual e Federal.

Na Rodovia Presidente Dutra, a abordagem foi durante a tarde, na base da Polícia Rodoviária Federal. Agentes de trânsito e policiais abordaram mais de 50 motoristas para conscientizar sobre a importância de fazer a manutenção dos veículos e respeitar a sinalização de trânsito para preservar a segurança nas estradas, bem como no município no fim de semana e durante o feriado prolongado. Na ocasião, os motoristas também passaram por testes com o bafômetro. Ninguém foi reprovado.

Programa Party

Como tradicionalmente acontece no fim de todos os meses no Hospital Municipal de São José dos Campos, o programa Party também conscientizou alunos do ensino médio, da escola estadual Professora Maria Luiza de Guimarães Medeiros, sobre as consequências de escolhas erradas no trânsito. Profissionais do Corpo de Bombeiros, Samu, Grau, Polícia Militar e polícias Rodoviária Estadual e Federal  e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro mostraram por meio de vídeos e relatos, como os acidentes de trânsito podem mudar a vida de uma pessoa e de todos que convivem com ela.

O Party é uma ação da Secretaria de Mobilidade Urbana juntamente com outras instituições como o Hospital Municipal, Polícia Militar, por meio do programa Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), do Samu, do Grau, do Corpo de Bombeiros, da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da PRE (Polícia Rodoviária Estadual).

O programa Party surgiu no Canadá há mais de 30 anos e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A partir daí se expandiu para outras duas cidades paulistas, como Sorocaba e Campinas, além de Vitória (ES). Em 2013, o programa tornou-se Party Brasil, vinculado à Sbait (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 350 estudantes, entre 16 e 18 anos, em oito encontros. Escolas públicas e particulares de São José dos Campos foram contempladas pelas ações coordenadas pela Prefeitura.