Vias das regiões leste e sudeste com antipoeira têm operações tapa-buraco
Atualizado em 27/04/2018 - 18:34
Rua Claudia Pombo no Santa Helena
Operação tapa-buraco na rua Cláudia Pombo, no Santa Helena, que tem revestimento antipoeira - Foto: Divulgação

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para os motoristas e diminuir os transtornos para a população, a Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta semana operações tapa-buraco em vias do Chácara Santa Helena (leste) e do Capuava (sudeste) onde foi aplicado revestimento antipoeira pela Administração anterior.

O trabalho, que está sendo intensificado pela Secretaria de Manutenção da Cidade com ações toda semana, integra a força-tarefa em ruas, avenidas e estradas municipais onde há necessidade de reparos.

No Santa Helena, o trabalho foi realizado nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27) na rua Cláudia Pombo, uma das principais do bairro.

Asfalto e calçada

Na mesma região e também com o objetivo de melhorar o tráfego e garantir mais segurança para os motoristas, já está na fase final a obra de alargamento e pavimentação da Estrada Municipal do Mato Dentro.

Serão beneficiados os moradores do Santa Helena, Jardim Cerejeiras e Dom Bosco, que passarão a contar com uma avenida ampla e asfaltada para se deslocar pela zona leste.

Os trabalhos contemplam um trecho de aproximadamente 500 metros, entre as ruas Oito de Dezembro e a Antônio Ribeiro Lopes. Além das melhorias no asfalto, os serviços também incluem a construção de calçada com acessibilidade e implantação de sinalização e iluminação.

A obra é uma contrapartida pela instalação de um novo empreendimento na região e não terá custos ao município.

Antipoeira

Em relação ao trabalho de melhoria das vias com antipoeira, além do Santa Helena a Prefeitura realizou nesta sexta-feira (27) operações tapa-buraco na rua Costa Rica, no Capuava, na zona sudeste.

O mesmo trabalho foi realizado no mês passado na estrada municipal que dá acesso ao bairro e que é o principal corredor de ônibus, nas ruas Nicarágua e Cidade do Vaticano e na avenida Canadá.

Força-tarefa

O plano contingencial para agilizar a correção das imperfeições envolve as secretarias de Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade e Gestão Habitacional e Obras.

Enquanto se resolve a questão judicial com a empresa Best Transportes e Construções Ltda, do Pará, as equipes de pavimentação da Secretaria de Manutenção da Cidade estão executando operações tapa-buraco nas vias mais comprometidas de bairros de várias regiões.

As operações tapa-buraco estão sendo feitas, prioritariamente, os corredores de ônibus e as vias principais, que possuem o maior fluxo de veículos.

O trabalho atende pedidos feitos pelos munícipes através da Central 156 e vistorias técnicas realizadas pelas equipes das secretarias de Mobilidade Urbana e de Manutenção da Cidade.

Trabalhos anteriores

Desde fevereiro último, outras vias com antipoeira  já tiveram operações tapa-buraco.

Já foram contemplados os bairros Serrote (leste), Majestic (leste) e Freitas (norte), além da Estrada Municipal Antônio Sá Flor, no bairro São João (norte), e de estradas no distrito de São Francisco Xavier, com a recuperação de um trecho de 20 quilômetros.

Processo

O revestimento de antipoeira foi executado pelo governo anterior no segundo semestre de 2016. Desde fevereiro de 2017, no início da atual Administração, a pavimentação tem apresentado falhas em pelo menos metade das vias onde foi aplicado este tipo de revestimento.

A empresa responsável foi notificada oito vezes pela Prefeitura para realizar os reparos no pavimento, já que ainda está no prazo da garantia da obra. Como não tomou providências, a Secretaria de Mobilidade Urbana instaurou um processo administrativo.