Profissionais da Saúde terão seminário sobre a Influenza
Atualizado em 27/04/2018 - 15:56
Vacinação H1N1   UBS Jd Paulista 24 04 2018
A segunda etapa da campanha de vacinação começa a partir da próxima quarta-feira (2) - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, promove na próxima quarta-feira (2), o Seminário Municipal de Atualização sobre a Influenza, o vírus que causa a gripe dos subtipos A e B. O evento acontecerá das 8h às 12h, no auditório Mário Covas, na Câmara Municipal.

O seminário é voltado para os profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, que atuam nas unidades básicas de saúde, Estratégia Saúde da Família, unidades de Pronto Atendimento e hospitais públicos e privados.

O objetivo é atualizar os conhecimentos sobre a Influenza, preparando os profissionais para sua fase sazonal, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a doença, seu diagnóstico e tratamento.

A formação, a cargo da equipe da Vigilância Epidemiológica, também pretende apresentar aos profissionais os fluxos para notificação de casos suspeitos, preenchimento da ficha de investigação epidemiológica e esclarecer dúvidas, a fim de que todos os casos possam ser bem conduzidos dentro dos protocolos existentes e com reflexo na qualidade da assistência prestada aos nossos munícipes.

Em São José dos Campos, este ano, houve 29 notificações de Influenza, sendo apenas 1 caso positivo para H3 sazonal, cujo paciente evoluiu bem e já teve alta hospitalar. Doze suspeitos tiveram o resultado negativo e 16 ainda aguardam confirmação. Não há óbitos registrados por influenza em São José dos Campos.

Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação prossegue até o dia 1º de junho em todas as unidades básicas, das 8h às 17h. Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, as UBS’s estarão abertas na semana que vem a partir de quarta-feira (2), quando começa a segunda etapa, destinada a gestantes, puérperas, crianças (6 meses e menores de 5 anos de idade) e indígenas.

A primeira etapa da campanha, que começou na segunda-feira (23), vacinou cerca de 30 mil idosos e profissionais da saúde.